Sonho meu

Primeiramente é preciso separar ambos os conceitos de sonho. Para a psicanálise clínica, eles são episódios associados a imagens, sensações, emoções e pensamentos vívidos. Os sonhos podem variar em conteúdo e impacto emocional. Os elementos de sonhos representam emoções, experiências e desejos do sonhador. Para Homero, o poeta grego da Antiguidade, “Os sonhos vêm-nos de Deus.” Enquanto isso, figuradamente, os sonhos são entendidos como metas a serem alcançadas. Neste sentido, nossas vidas são permeadas por sonhos. Podemos dizer, até, que são eles que nos movem. É preciso sonhar, sempre. “O sonho é para o espírito o que é para o corpo o sono”, já afirmou Friedrich Hebbel, poeta alemão do século XIX. Sob a mesma ótica, Ernest Renan, escritor, filósofo, teólogo, filólogo e historiador francês (1823/1892) opina: “Os nossos sonhos são a melhor e a mais doce parte da nossa vida. Nesses instantes é que mais somos nós mesmos”.

“No sono da noite/no sono da nuvem,/no sono da pedra,/há sonhos sem dono/cruzando fronteiras…” (Paulo Bonfim).

“Quando de minhas mágoas a comprida imaginação os olhos me adormece,/em sonhos aquela alma me aparece/que para mim foi sonho nesta vida” (Luís Vaz de Camões).

“É tão doce sonhar!…A vida aqui nesta terra, /vale apenas, talvez, pelo sonho que encerra” (Menotti Del Pichia).

“Bons jovens têm sonhos ou disciplina. Jovens brilhantes têm sonhos e disciplina. Pois sonhos sem disciplina produzem pessoas frustradas, que nunca transformam seus sonhos em realidade, e disciplina sem sonhos produz servos, pessoas que executam ordens, que fazem tudo automaticamente e sem pensar… Os sonhos não determinam o lugar onde vocês vão chegar, mas produzem a força necessária para tirá-los do lugar em que vocês estão. Sonhem com as estrelas para que vocês possam pisar pelo menos na Lua. Sonhem com a Lua para que vocês possam pisar pelo menos nos altos montes. Sonhem com os altos montes para que vocês possam ter dignidade quando atravessarem os vales das perdas e das frustrações. (Augusto Cury).

“Muitas pessoas têm buscado sonhos que não são seus… Deus nos criou para vivermos a vida em toda a sua plenitude, para sermos felizes, sermos livres… não se deixe escravizar… não seja escravo da ganância… do egoísmo… da amargura… do ressentimento… da falta de tempo…

Tenha tempo para Deus, para sua família, para você mesmo!

Seja livre para amar… para perdoar… para sonhar… para viver! (Roberto Shinyashiki).

Sonhos realizados, sonhos utópicos, sonhos possíveis. Sonhar alto, sonhar acordado! O tema que serviu de inspiração aos poetas e escritores, está também presente na música. “Eu acho tão bonito quando a gente segue um sonho e não quer mais voltar” (Roupa Nova).

“Os sonhos mais lindos sonhei/De quimeras mil, um castelo ergui” (versão de Armando Louzada).

“Você me ensinou milhões de coisas/Tenho um sonho em minhas mãos/Amanhã será um novo dia/Certamente eu vou ser mais feliz” (Peninha).

Que lindo que é sonhar/Sonhar não custa nada/Sonhar e nada mais/De olhos bem abertos/Que lindo que é sonhar/E não te custa nada mais que tempo… (Kevin Johansen / Paula Toller).

Vivamos nossos sonhos sem nos desconectarmos da realidade. Sonhar ainda é possível!

 

Ana Lúcia Finazzi

[email protected]

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here