Antes da decisão de compra de uma franquia, é fundamental que o candidato a franqueado se questione sobre alguns pontos, ou seja, conhecer bem seu perfil, habilidades e características é essencial para definir qual é o melhor estilo de negócio e segmento para atender aos seus objetivos.
Adquirir uma franquia, no entanto, não tirará do franqueado as responsabilidades sobre a gestão de sua empresa.
O QUE É SER UM FRANQUEADO?
É ser um empreendedor que detém o direito de uso de uma marca já estabelecida, por meio de contrato firmado com o franqueador (aquele que desenvolveu o negócio e o transformou em franquia).
É preciso entender que será necessário trabalhar muitas horas por dia. Certamente o franqueado irá suar a camisa bem mais do que no tempo em que era empregado e lidar com os mais variados tipos de clientes e funcionários – pessoas com comportamentos e atitudes distintas.
COMO ESCOLHER A FRANQUIA CERTA?
Conhecer bem seu perfil, habilidades e características é essencial para definir qual é o melhor estilo de negócio e segmento para atender aos seus objetivos.
Saiba quais são os detalhes mais importantes na hora da escolha da franquia dos seus sonhos e os principais conceitos de franchising conferindo este vídeo com Tania Zanin.
O que analisar e avaliar antes de adquirir uma franquia?
Não basta escolher as franquias mais lucrativas ou reconhecidas; deve-se fazer uma análise do negócio, para verificar a compatibilidade dele com o perfil do empreendedor. Para isso, você deve levar em conta diversos aspectos burocráticos, e alguns pontos devem ser muito bem analisados antes da tomada da decisão.
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Pesquise as marcas
Antes de escolher uma franquia, pesquise quais possuem modelos de negócios disponíveis. Analise no mínimo 5 marcas. Ainda que seja uma franquia de pequeno porte e com baixo investimento, o futuro franqueado deve pesquisar muito antes de comprá-la, para conhecer as regras do jogo e tirar dúvidas.
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Avalie o franqueador
É importante conhecer o histórico da marca. Saber por quanto tempo a empresa atuou no negócio antes de aderir ao modelo de franquia e quantas unidades próprias possui é muito importante para identificar sua solidez.
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Capacidade financeira
Antes de adquirir a franquia, é necessário saber qual é o montante a ser investido, os custos fixos e variáveis envolvidos na operação diária do negócio e o faturamento previsto. Tenha o montante necessário para o investimento previsto para a franquia e uma reserva para capital de giro.
Deve ser calculado o valor disponível e o tempo de retorno indicado pelo franqueador, considerando como deverá manter-se financeiramente até que possa fazer retiradas da empresa. Essas informações determinarão o ponto de equilíbrio operacional, a previsão de lucro e retorno do investimento.
Por mais que você goste dos produtos e serviços e por mais bonita que seja a loja, se não houver viabilidade financeira, descarte.
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Escolha dos produtos
Para aumentar suas chances de sucesso, além de analisar a viabilidade econômico-financeira do negócio, é recomendável ter afinidade com o produto ou serviço que será comercializado. Algumas franquias chegam a permitir que o franqueado experimente um ou mais dias da operação, para ter certeza de que ele deseja atuar naquele segmento.
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Avaliação de competências
Reconheça as competências e os pontos que precisam ser melhorados, além de compreender que, no sistema de franquias, a marca pertence ao franqueador e caberá a ele determinar regras sobre seu uso, e, ao franqueado, o cumprimento dessas exigências.
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Pressão e impulso
Não aceite pressão e nunca compre uma franquia por impulso. Franquia é projeto de vida. Se você pode escolher a qualidade de vida que quer como empresário, por que então delegar isso a outros? A decisão deve ser de quem compra, e não de quem vende.
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Conheça os franqueados
Entre em contato com 8 a 10 atuais e ex-franqueados e converse com eles para entender como é a franquia na prática. Visite também suas unidades, se possível. A COF (Circular de Oferta de Franquia) traz a lista dos franqueados atuais e dos que saíram da empresa no último ano.
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Conheça o sistema
As redes de franquias têm características próprias. Durante o processo de análise para a escolha de uma franquia, alguns pontos devem ser observados com atenção, como:
Tempo de contrato
Os contratos de franquia têm prazo definido, podendo ser renovados ou não a critério do franqueador. É fundamental que o prazo do contrato exceda o tempo estimado para o retorno do capital investido pelo franqueado.
Know-how
A transferência de know-how, ponto fundamental nas franquias, só é possível se o franqueador tiver, de fato, experimentado o modelo. A legislação ainda não exige, mas é recomendável que o negócio seja franqueado após um período mínimo de um ou dois anos de experiência e do atingimento do ponto de equilíbrio em unidades-piloto, para que o franqueado adquira uma franquia testada no mercado.
Treinamentos
O know-how deve ser transmitido através de treinamentos e ser descrito em manuais, para que o franqueado possa aplicá-lo no dia a dia do negócio. Veja o programa de treinamentos, os manuais e a assistência da rede. Confira como a franqueadora oferece suporte aos franqueados e presta assistência contínua à distância.
Pagamento de taxas
Para fazer parte de uma rede de franquias, o candidato a franqueado deve estar ciente de que deverá arcar com o pagamento de taxas, como royalties e contribuição para o fundo de propaganda.
Padrões
Todo franqueado deverá manter os padrões exigidos pela franquia, dando livre acesso ao supervisor de campo para que ele possa conferir se a unidade está operando de acordo com as determinações da franquia.
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A escolha dos segmentos
Gerir uma empresa é um trabalho árduo, que requer muita determinação do empreendedor. A afinidade com o negócio ajudará no desempenho do franqueado à frente da unidade. Algumas franquias chegam a incluir um tipo de test drive, para que o franqueado tenha a oportunidade de experimentar o dia a dia da operação antes de assinar o contrato.
Gostar de um produto ou serviço, e até mesmo ser consumidor fiel de uma determinada marca, pode ser um bom começo, mas o franqueado precisa saber diferenciar o prazer de consumir daquele que envolve a rotina de todas as atividades de retaguarda para que o produto ou serviço seja oferecido aos clientes. Por isso, antes de escolher, busque o máximo de informações sobre os produtos e/ou serviços que você irá comercializar.
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Ponto comercial
A escolha do ponto é uma das etapas mais importantes no processo de implantação de uma franquia, pois a localização pode ser um item essencial na escolha do seu negócio. É necessário avaliar questões sobre a proximidade com os concorrentes e qual o melhor ramo de atividade para determinados pontos comerciais.
Sebrae é o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas