Por Mariana Mendes De Luca | @marianamdeluca
Quanto mais eu provo vinhos rosé, mais os franceses se consagram como os meus favoritos na categoria. E certa vez, por tanto pesquisá-los, o algoritmo das minhas redes sociais me ofereceu uma super “promoção” de vinhos rosé de várias nacionalidades e entre eles, os franceses, é claro.
O anúncio previa descontos de até 50% o que não soou muito bem, devido às altas cargas tributárias que são aplicadas neste tipo de produto, mas como em específico esse anúncio era de uma importadora que eu há muito tempo consumo, achei que poderia ser interessante visitar a página da promoção. E realmente foi!
Rótulos que inicialmente eram vendidos por R$ 600 estavam anunciados pela metade do preço. Mas não era preciso nem ler as entrelinhas para saber que infelizmente, essa não era uma boa promoção, pois de todos os que vi com descontos tão atraentes quanto esse, eram de safras de três anos atrás.
E o que isso quer dizer?
Quer dizer que tudo de melhor que aquele vinho tinha (que talvez fizesse jus ao seu valor inicial), foi perdido com o tempo em que ele ficou na prateleira esperando ser consumido.
Isso acontece porque assim como nós, o vinho é um ser “vivente”, ele nasce, evolui, amadurece, atinge o seu auge e depois começa uma curva descendente.
O vinho rosé, em específico, atinge essa curva de descida em um período de tempo mais curto, sendo assim recomendado que seja consumido dentro de dois anos de sua safra, pois dessa forma, você irá provar o que de melhor aquele vinho pode te oferecer.
Quando o vinho perde seu valor aos olhos de quem ele interessaria, ele segue para as prateleiras das promoções e, se ainda assim não receber um destino, são comercializados em restaurantes que o utilizarão na gastronomia para o preparo de alguns pratos.
Mas isso não quer dizer que todas as promoções sejam ruins, uma boa promoção existe e é aquela em que não se tem um grande desconto em cima da garrafa, mas sim a oportunidade de adquirir por exemplo um Grand Reserva pelo preço de um Reserva ou ainda, escolher um vinho mais antigo que está quase chegando no seu auge e adquiri-lo com um desconto justo.
Mas então, como podemos diferenciar uma promoção milagrosa de uma promoção boa de verdade?
Uma das formas mais simples de se identificar é ver o armazenamento dessas garrafas. Está em um local onde bate muito sol em algum período do dia? Fuja dessa promoção. Observou no pescoço da garrafa e viu que existe um espaço maior que o normal entre o líquido e a rolha? Deixe este rótulo de lado, pois isso significa excesso de oxigênio e o vinho tem mais chances de estar oxidado.
Mas se a promoção for on-line e você não puder avaliar esses pontos? Não se preocupe, pelo rótulo tenho uma dica valiosa para identificar se vale a pena ou não. Se esse vinho for de uma safra com mais de dez anos e não for ao menos um Reserva, não perca seu dinheiro (e seu tempo) com ele, pois isso significa que o vinho não teve passagem por madeira então ele não tem estrutura suficiente para poder envelhecer.
Já se ele for um Reserva, significa que passou pelo menos seis meses em uma barrica de carvalho, o que o garantiu uma boa estrutura para aguentar mais tempo e começa a valer a pena aproveitar a promoção.
Ainda assim, entender a uva, vai ajudar você a realmente fazer uma boa escolha. Por exemplo, um Pinot Noir terá menos chance de resistir ao tempo, já um Cabernet Sauvignon, um Cabernet Franc ou ainda um Syrah manterá seu auge por mais tempo.
O mais importante é entender o que eu sempre digo, no mundo do vinho, ninguém faz milagre.
Um brinde as promoções que valem a pena e até A Próxima Taça.