O futebol sanjoanense primou sempre em revelar craques. Parte deles, por razões diversas, aqui mesmo permaneceu, outros tiveram o privilégio de ingressarem em equipes de renome nacional e até do exterior. Antonio Cassiano, o Cassianinho, foi um dos privilegiados em atuar fora do país, após defender renomadas equipes do Brasil.
Nascido em 1936, tornou-se referência aos 16 anos, na base do Palmeiras Futebol Clube. A Esportiva, com poderosa equipe profissional à época, atentou àquele garoto criativo, aos 20 anos o jovem tornou-se campeão da 2ª Divisão na rubro-negra.
Com extrema evidência, propostas surgiram para que a SES o liberasse. Foi então contratado pelo Comercial de Ribeirão Preto, em 58, ano em que o clube obteve o primeiro acesso à Divisão Especial paulista. As atuações chamaram a atenção do Fluminense e Cassiano chegou às Laranjeiras no ano seguinte para ser campeão invicto do Rio-São Paulo e Estadual.
Por um desentendimento com o treinador Zezé Moreira foi negociado com o Bonsucesso, destaque entre os grandes cariocas. Ao disputar um quadrangular em Santiago do Chile que envolveu Colo-Colo, Sport Cristal do Peru e o Santos de Pelé, despertou a atenção do treinador santista Lula, que recomendou a contratação. Infelizmente não houve acordo e, para seu desapontamento, não foi atuar na companhia do Rei.
No entanto, a maior fase da carreira estava por vir, na Colômbia, contratado pelo Deportivo Cali, onde foi ídolo pelas boas atuações que levaram o clube à conquista, em 1965, após 20 anos de jejum, do Campeonato Colombiano.
No auge da carreira, aos 30 anos, em 1966, Cassiano surpreendeu a todos tomando uma decisão surpreendente: retornou da Colômbia a São João interrompendo a carreira, sem ressentimentos como sempre fez questão de frisar, optando pela aproximação à família, para priorizar os negócios particulares e mudar radicalmente de esporte, passando para as quadras de tênis.
Por tudo que fez como representante do esporte sanjoanense, Cassiano foi homenageado pela municipalidade em 1993, na gestão do prefeito Joaquim Simião, com seu nome imortalizado na Pista de Cooper da Avenida Durval Nicolau, no Mantiqueira.

Leivinha Oliveira

