Educação por projetos

As propostas da educação por projetos devem oferecer condições para o desenvolvimento pleno do estudante: corpo, mente, sentimento e atitude, convocando o educando em toda sua integridade.

Este tipo de organização e condução do processo educativo permite ao aluno uma participação abrangente e profunda em todas as etapas da realização de uma ação: analisar uma situação, decidir intervir ou não, planejar e executar a ação, avaliá-la e apropriar-se dos seus resultados.

Todo esse processo contribui para o desenvolvimento de competências, pois trata-se de uma tarefa que se pensa e se concretiza em função de uma finalidade real. Entre as vantagens dessa metodologia está a obtenção de altos níveis de motivação e participação do estudante. A educação por projetos gera oportunidades para que os estudantes coloquem seus conhecimentos em ação e sejam provocados a pesquisar outros conhecimentos e transformar suas hipóteses, de modo a resolver problemas por meio da interação.

Os projetos podem ter objetivos diversos, como:
– ser uma ação de intervenção para a mudança de algo que se mostre um problema para a escola ou comunidade;
– apoiar a autogestão dos alunos com relação aos estudos;
– promover pesquisas estruturadas, que articulem os interesses estudantis com os interesses curriculares, etc.

Ao realizar projetos, os estudantes entendem modos de estruturar seu percurso de investigação, concretizam ideias e planos, aprendem conhecimentos novos, desenvolvem competências cognitivas e socioemocionais, como: conhecer os próprios interesses; realizar ações em colaboração com colegas; configurar um problema; acessar, analisar, relacionar, produzir e compartilhar conhecimentos; transformar planos em ação; analisar o processo vivido de modo crítico; ter responsabilidade etc.

A educação por projetos proporciona um envolvimento dos estudantes no relacionamento em grupos, pesquisas de novos conteúdos, desafiando e proporcionando um “link”, teoria e prática, permitindo o desenvolvendo de projetos reais nas escolas ou até mesmo na comunidade local.

Alegria em aprender e educação para todos!

Fabiano Simon é professor, mestre e idealizador e CEO da SIMON Cursos , com formação em Administração, MBA em Controladoria e Finanças, Mestrado em Educação e Aluno Especial Doutorado USP – [email protected]

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here