Triglicérides alto podem causar pancreatite aguda

Por Ana Paula Fortes
[email protected]

Comidas gordurosas, processadas e açucaradas são alimentos típicos da contemporaneidade, sendo de extrema importância que haja conscientização e prevenção de doenças relacionadas à má alimentação. O colesterol alto é o principal causador de doenças cardiovasculares, primeira causa de mortalidade no Brasil, conforme divulgou o Jornal O MUNICIPIO na edição de quarta-feira (7). O alto nível de triglicerídeos pode causar pancreatite aguda, síndrome metabólica, obesidade, diabetes, hipertensão e outros problemas de saúde.

Sintomas: antomas são depósitos amarelados de gordura que se acumulam sob a pele (Reprodução/Via Google)

Os triglicerídeos são as principais gorduras do organismo e estão presentes especialmente nos alimentos ricos em carboidratos, mas a maior parte que circula no sangue costuma ser produzida pelo próprio organismo, através do fígado.

O alto nível de triglicerídeos no sangue provoca uma condição conhecida como hipertrigliceridemia.

Causas

A principal causa de hipertrigliceridemia está relacionada aos maus hábitos de vida, como o consumo de alimentos com excesso de carboidratos, como massas, açúcares e bebidas alcoólicas. Outro fator que contribui para a elevação dos níveis sanguíneos de triglicérides é a falta de atividade física.

Existe também uma condição rara conhecida como hipertrigliceridemia familiar, que é genética e não guarda relação estreita com a alimentação, porém, pode ser agravada por maus hábitos de vida.

Sintomas

Assim como o colesterol alto, geralmente a elevação dos níveis de triglicerídeos não causa nenhum sinal ou sintoma. Entretanto, como há aumento do risco cardiovascular, os sintomas podem estar relacionados a obstrução de vasos sanguíneos que podem causar tontura, dor no peito e até situações mais graves como o derrame (AVC) e infarto.

O acúmulo de gordura no fígado também não gera sintomas nas suas fases iniciais, por exemplo, mas pode ser detectado por meio de exames de imagem. Esse acúmulo, chamado esteatose hepática, pode causar danos irreversíveis no funcionamento do fígado.

Prevenção

A melhor maneira de se prevenir a hipertrigliceridemia é a mudança de hábitos alimentares. Consumir mais frutas, verduras e alimentos integrais (arroz integral, pão integral, macarrão integral, farelo de trigo e de aveia, aveia em flocos, quinoa, lentilha e sementes, como chia, linhaça, gergelim, abóbora e girassol), pois são ricos em fibras e auxiliam na redução dos níveis de gorduras e açúcar.

Algumas dicas essenciais são:

  • Reduzir o consumo de carboidratos simples (açúcar e farinha branca);
  • Evitar a adição de açúcar em alimentos preparados em casa, como sucos naturais, café e chá;
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas, pois elas são ricas em calorias e estimulam a produção de triglicerídeos;
  • Consumir gorduras boas como o azeite de oliva in natura, castanhas, amendoim, amêndoas, sementes de chia, linhaça, girassol, peixes como atum, sardinha e salmão, e abacate;
  • Evitar o consumo de alimentos ricos em gordura processada, como salsicha, linguiça, presunto, mortadela, hambúrguer e comida pronta congelada.
COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here