Nas escolas falam que se deve preparar para o mercado de trabalho, mas e o mercado de trabalho está preparado para as diversidades do século XXI? A Lei n° 8.213/91, em seu artigo 93, estabelece cotas que obriga empresas a contratar pessoas “[…] reabilitados ou pessoas portadoras de deficiência, habilitadas […]” (BRASIL, 1991). A lei em si tem muitos problemas, basta olhar como está escrito, não se deve dizer “portador de deficiência”, pois “as pessoas não portam uma deficiência, porque não é algo que possa ser portado ou carregado ocasionalmente, como um documento de identidade ou um guarda-chuva” (TOLEDO, 2017).
Além disso, a lei é sobre previdência social e quando entra no mérito de discorrer sobre pessoas com deficiência no mercado de trabalho, falta um olhar especial sobre o assunto, o efeito pode tornar-se catastrófico. Para não incorrer em desrespeito à lei, muitas empresas contratam pessoas com deficiência apenas para cumprir a cota e não olham para a pessoa como possuidor de talentos e habilidades. Como resultado, muitas dessas pessoas acabam cumprindo funções secundárias nessas empresas.
Para tais questões, primeiramente, deve haver a conscientização, por diversos meios, de que as pessoas com deficiência, respeitadas suas singularidades, têm todas as capacidades. E o mais importante é entender que cada deficiência tem sua especificidade e cada pessoa lida com isso à sua maneira. Antes da contratação, devem ser avaliadas as habilidades e competências dessa pessoa, como de qualquer outro. Além disso, deve haver boa comunicação entre toda a equipe para saber qual a melhor forma de ajudar o colega a prosperar na função e contribuir com a organização a partir de sua visão e entendimento.
Devemos sempre lembrar do progresso que foi feito até aqui e procurar por ações que sejam verdadeiramente afirmativas, pois, como destaca Pinker (2019, p. 261) “[…] o progresso costuma apagar suas pegadas, e seus ativistas, concentrados nas injustiças remanescentes, esquecem o quanto avançamos”.

Cayderman Sagiorato é intérprete de libras do Senac São João da Boa Vista




