Instituto Federal inicia eleições para diretoria-geral e reitoria

Campus São João: alunos votarão pela internet para eleger novo diretor-geral, além do reitor (Aquivo/Ignácio Garcia/O MUNICIPIO)

No dia 04 de setembro, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de   São Paulo (IFSP) divulgou os códigos eleitorais para escolha do reitor e diretores-gerais dos 35 campi da intituição.

Segundo a Comissão Eleitoral do campus São João da Boa Vista, para o cargo de diretor-geral da unidade sanjoanense foram homologadas as candidaturas de Diego Cesar Valente e Silva e Menoti Borri, que concorrerão em turno único.

Já os candidatos a reitor, por ordem de inscrição, são Maurício França Silva, Elaine Inácio Bueno, Edson D’Ávila, Wilson de Andrade Matos, Carlos Frajuca, Luciano Luis Ribeiro da Silva, Silmário Batista dos Santos, Antônio Augusto Teixeira Pinto de Moraes e Rovilson Dias da Silva, com realização de dois turnos.

O período de campanha para o primeiro turno da eleição teve início em 17 de setembro e prossegue até 12 de outubro, sendo a Comissão Eleitoral Central  do campus, formada por 17 membros – nove (9) titulares e oito (8) suplentes -, dentre os quais, seis (6) são servidores administrativos, seis (6) docentes e cinco (5) alunos daquela instituição.

A data prevista para o primeiro turno é 13 de outubro, terça-feira, a partir das 12h, estendendo-se até as 12h do dia seguinte (14), com a apuração de votos no mesmo dia.

No caso da eleição para reitor, o segundo turno ocorrerá no dia 26 de outubro, segunda-feira, a partir das 12h, com encerramento no dia 27, às 12h.

SOBRE OS ELEITORES

Para participar da eleição que define o novo diretor-geral do campus São João e reitor do IFSP, os eleitores devem ser servidores em efetivo exercício até o dia 04 de agosto e alunos regularmente matriculados também até esta data.

Ambos – alunos e servidores – deverão estar com o e-mail institucional habilitado para poderem votar, pois a eleição será online.

Aos que não puderem utilizar a internet, existe a opção de ir pessoalmente ao campus para realizar a votação, respeitando-se rigorosamente as normas de segurança e controle da disseminação do novo coronavírus, ressaltando que, no período eleitoral, dois membros da Comissão estarão no campus para acompanhar o processo.

CAMPANHA ELEITORAL

A Comissão Eleitoral Local informou que durante o período de campanha ocorrerão debates online, transmitidos ao vivo pelo link do site institucional, o sbv.ifsp.edu.br.

Os debates para reitor exclusivamente poderão ser acompanhados por outro link, ifsp.edu.br. Na ocasião, alunos e servidores poderão participar enviando perguntas aos candidatos.

Fique atento ao site institucional do campus, pois as datas e horários destes debates serão divulgadas neste canal.

ELEIÇÕES ONLINE SÃO ‘NOVIDADE’

Esta é a primeira vez que o IFSP tem o sistema de votação online, valendo-se de urnas virtuais do sistema HeliosVoting.

A apuração dos votos será realizada por videoconferência, por meio de plataforma institucional, com transmissão online no canal oficial do IFSP e a homologação do resultado final do 1º turno deve ocorrer em 17 de outubro.

Já a apuração de votos para reitor está prevista para o dia 27 de outubro, após às 12h.

No site oficial do campus estão todas as informações referentes ao processo eleitoral, inclusive sobre os candidatos e a proposta de gestão de cada um.

Para solucionar dúvidas ou obter informações mais pontuais, envie e-mail para [email protected]

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here