Presos testam positivo para Covid-19 na penitenciária de Casa Branca

Penitenciária: três detentos de Casa Branca testaram positivo para o novo coronavírus (Reprodução/Rádio Difusora Casa Branca)

A Penitenciária ‘Joaquim de Sylos Cintra’, em Casa Branca (SP), registrou que três presos testaram positivo para Covid-19. De acordo com informações da Rádio Difusora Casa Branca, na quarta-feira (19), a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) informou que eles fizeram o teste rápido, confirmando os casos, porém, já saíram do isolamento. Segundo a direção do presídio, outros detentos, considerados do grupo de risco, estão isolados.

Desde o início da pandemia, os presídios do Estado de São Paulo têm seguido protocolos específicos para evitar o contágio, por exemplo: os servidores em contato com o paciente devem usar mecanismos de proteção padrão, como máscaras e luvas descartáveis. Se confirmado o diagnóstico, além de continuar seguindo os procedimentos indicados, o preso será mantido em isolamento na enfermaria durante todo o período de tratamento.

MEDIDAS
A Secretaria da Administração Penitenciária tem realizado busca ativa para casos similares à Covid-19 em toda a população prisional. “Estamos seguindo ainda as determinações do Centro de Contingência do Coronavírus e avaliamos permanentemente o direcionamento de ações para o enfrentamento do problema. Medidas de higiene e distanciamento preconizados pelos órgãos de saúde foram aplicadas; foram suspensas as atividades coletivas; a limpeza das áreas foi intensificada; a entrada de qualquer pessoa alheia ao corpo funcional foi restringida; foi determinada a quarentena para os presos que entram no sistema prisional; realizado o monitoramento dos grupos de risco; ampliação na distribuição de produtos de higiene, álcool em gel e sabonete e distribuição de Equipamentos de Proteção Individual”, informou o órgão.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here