Águas da Prata está em alerta máximo contra queimadas

Por Bruno Manson
[email protected]

O Estado de São Paulo segue em alerta para risco elevado de incêndios até neste domingo (1º). A medida foi anunciada na quinta-feira (29) pelo Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Defesa Civil Estadual. Segundo o órgão, as temperaturas devem atingir máxima de 35ºC em algumas regiões paulistas, com previsão de baixa umidade relativa do ar, condições que contribuem para queimadas.

Brigada do Barranco: voluntários atuaram no combate a incêndios em vários locais (Divulgação/Brigada do Barranco)

Em meio a recente onda de incêndios ocorridos, Águas da Prata certamente foi uma das cidades mais castigadas na região sanjoanense. Para se ter ideia, uma série de focos ocorreram na estância hidromineral, atingindo áreas verdes e causando danos ao meio ambiente. O estrago só não foi maior por conta da força-tarefa que entrou em ação, formada pela Brigada do Barranco, Defesa Civil, departamentos municipais e vários voluntários.

Apesar da situação ter ficado sob controle nesta semana, o risco de novas queimadas ainda é preocupante. “Nós estamos entrando em uma fase crítica de seca. Muitas pessoas aproveitam essa época para limpar terrenos e queimar podas. Isso dificulta muito o nosso trabalho, então os incêndios têm acontecido com uma frequência alta”, comentou Michele Soares, presidente da Brigada do Barranco.

Os recentes incêndios registrados em Águas da Prata ocorreram no King Park Adventure, no Jardim das Paineiras, na Cascata e outros bairros rurais, além de pequenos focos na área urbana. De acordo com a brigadista, o fogo causou uma série de danos ao meio ambiente, deixando um rastro de destruição nos pontos atingidos. “Os incêndios na zona rural, no King Park e no Paineiras acometeram grandes áreas de preservação”, lamentou a presidente.

DOAÇÕES

Diante das dificuldades para se debelar o fogo, a Brigada do Barranco busca o apoio da comunidade para continuar atuando na defesa da natureza. O grupo tem feito uma campanha para arrecadar fundos e cobrir os custos com deslocamento, alimentação e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). As doações podem ser enviadas por meio de Pix – a chave é o CPF 429.006.258-07 – em nome de Matheus Fernando Campos, que é brigadista voluntário e é responsável pela parte financeira da instituição.

MAIS VOLUNTÁRIOS

Além disso, a Brigada do Barranco também está recrutando voluntários. Quem quiser participar, deve acessar a página do grupo no Facebook, procurar pelo formulário online e preenchê-lo. “A comunidade pode ajudar de muitas formas. Estamos com uma vakinha ativa para arrecadar fundos, abrimos uma inscrição para voluntários, mas o que esperamos mesmo é que as pessoas tenham consciência dos riscos que utilizar o fogo pode trazer, não só para nós brigadistas, mas também para a população”, destacou Michele.

DENÚNCIAS

Quem presenciar queimadas ou identificar alguém colocando fogo em terrenos ou áreas verdes deve denunciar. Estes fatos devem ser informados diretamente ao secretário Igor Benevides, responsável pela Pasta do Meio Ambiente e Defesa Civil do município. O telefone para denúncias é (19) 99464 -7240. A colaboração da população é fundamental para proteger o meio ambiente e zelar pela qualidade de vida da estância hidromineral.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here