Prefeita Teresinha não foi a evento porque é contra CDP

Por Marcelo Gregório
[email protected]

A prefeita de São João da Boa Vista, Maria Teresinha de Jesus Pedrosa (PL), explicou em live realizada na quarta-feira (16) que não compareceu a Aguaí, ocasião da visita do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), no sábado (12), porque é contra o funcionamento do Centro de Detenção Provisória (CDP) distante poucos quilômetros de São João. “Eu acabei não indo porque não sou favorável à criação [Sic.] desse CDP. Não estou falando só na área da segurança. Isso implica na área da saúde e outros setores, junto [a] muitos problemas para a nossa cidade, que não temos condições de manter”, posicionou-se Teresinha.

Complexo: de alçada da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), Centro de Detenção Provisória fica às margens da rodovia Prof. Boanerges Nogueira de Lima, com acesso a Casa Branca (Reprodução/SIFUSPESP)

CONVITE

Segundo a chefe do Executivo, este seria o real motivo da ausência dele na cidade vizinha, retirando as especulações que não teria conhecimento da visita do governador que, na ocasião, ainda inaugurou a Estação do Corpo de Bombeiros, entre outras obras em Aguaí. Na transmissão, Teresinha citou os vereadores de sua base governista, que emitiram opiniões semelhantes, conforme discursadas na sessão da Câmara Municipal na segunda-feira (14). “Eu votei no Tarcísio, no segundo turno, eu apoiei, então eu me sinto com o direito de poder cobrar o nosso governador para que ele faça outro projeto para aquele local e que a gente possa usar de uma forma que não vai prejudicar a nossa cidade e a nossa região”, discursou.

O CDP

Planejado e construído há anos, o CDP de Aguaí fica na rodovia Prof. Boanerges Nogueira de Lima, com acesso a Casa Branca. A unidade, com 11.132,27 m², tem capacidade para 823 detentos que aguardam julgamento ou transferência para outros estabelecimentos penais. Segundo a prefeita, a proximidade entre as duas cidades preocupa a questão de segurança pública. “Nós moramos numa cidade que é sede administrativa, que é regional. A gente entende que Aguaí colocando esse serviço ali, a situação da nossa região vai sobrecarregar, vai prejudicar muito a nossa população”, temeu Teresinha.

O QUE PENSA A POPULAÇÃO

Em São João, acerca do que circulou no Legislativo, o assunto ainda repercute na cidade. “Não justifica os vereadores criticarem algo que não está relacionado à nossa cidade, sendo que já temos vários problemas com a saúde, educação, sistema fora do ar”, questionou um munícipe.

Em outro posicionamento, uma moradora de São João questionou: “Faz anos que estava fazendo esse CDP em Aguaí e nenhum político antes impediu. Por que só agora essa falação?”.

Agora é “encarar” a situação definiu um homem na rede social. “Realmente não é legal, ninguém quer isso por perto, mas [por que] reclamar agora que tá pronto? Por que não viram isso antes e tentaram mudar de lugar? Agora é aguardar e ver o que vai dar”, destacou.

Na live, a prefeita pediu que os seguidores comentassem a respeito da polêmica porque gostaria de ouvir o que tem sido comentado na cidade.  Com a liberação, um homem reivindicou outras melhorias ao governo paulista. “[Em vez] do governador fazer cadeias [Sic.], faz hospitais, dá mais educação e segurança para o povo [Sic.]”.

TROCA DE SIGLA PARTIDÁRIA

Ao encerrar a transmissão, Teresinha comunicou que estaria na sexta-feira (18) em São Paulo para registrar filiação ao PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro. Na capital paulista, a chefe do Executivo se encontraria com Michele Bolsonaro, ex-primeira-dama do Brasil. “A minha escolha vai de [Sic.] encontro com a visão que o PL tem, então estou comunicando a minha mudança. Teremos o apoio dos deputados para ajudar a nossa cidade e com grandes esperanças”, finalizou a prefeita.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here