Sanjoanenses realizam cavalgada na Serra da Canastra

Da Redação

Os sanjoanenses Marcos Gabriel Campos de Oliveira (Biel) e Acacio Vaz de Lima Filho (Cacinho) realizaram, do dia 31 de julho ao dia 6 de agosto, uma cavalgada na região da Serra da Canastra, em Minas Gerais, chegando montados às nascentes do Rio São Francisco, e transpondo o espigão divisor que separa a Bacia do Rio da Prata da Bacia do São Francisco. Percorreram os territórios de diversos municípios mineiros.

Acácio Vaz de Lima Filho e Robson Panzi ladeados pelos anfitriões na pousada em Delfinópolis (Divulgação/Arquivo Pessoal)

O apoio logístico aos cavaleiros foi feito pelo conhecido ferreiro Robson Banzi, natural de Itu (SP), e filho do legendário ferreiro Luiz Banzi. Ele dirigiu o veículo apoiador, ferrou cavalos, cozinhou e cuidou da tralha. Robson Banzi, muito estimado entre os que, por todo o Brasil, se dedicam ao cavalo, é radicado há vários anos em São João da Boa Vista, e tem dois filhos nascidos na cidade. Ele é casado com Dona Luiza.

Os cavaleiros contaram também com o apoio do radialista Biagioni Neto, que em seu programa enviava mensagens de estímulo aos que se empenhavam na jornada.

Os animais que participaram da cavalgada foram três, todos eles da Raça Mangalarga, variedade paulista. ‘Cacinho’ montou, alternadamente, a égua ‘Orlândia AVL’ e o cavalo ‘Jahú AVL’. E Biel montou a sua égua tordilha ‘Dama da Noite’. “Foi excelente o desempenho de todas as montarias, nos percursos de até 45 km num dia, várias vezes em terrenos difíceis”, contou Cacinho.

A Raça Mangalarga foi constituída inicialmente no Sul de Minas, a partir do criatório de Gabriel Francisco Junqueira, o Barão de Alfenas. Os dois participantes desta cavalgada são integrantes da Família Junqueira. E bem por isto ‘Cacinho’ deu por fundada, a partir desta viagem, a “Comitiva do Bié Manteiga”, nome que homenageia o saudoso Gabriel Rabelo de Oliveira, chamado de ‘Bié Manteiga’ em função da fazenda do mesmo nome. Gabriel Rabelo de Oliveira é o avô paterno de Marcos Gabriel Campos de Oliveira.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here