Gestão afirma que economia de aluguéis é de R$ 20,6 mil por mês

Por Bruno Manson

Desde o ano passado, a Prefeitura de São João da Boa Vista vem estudando uma série de mudanças em departamentos e setores municipais com o objetivo de diminuir os gastos com aluguéis. Após análise junto aos diretores, a prefeita Maria Teresinha de Jesus Pedroza (União Brasil) estabeleceu uma nova política com relação à locação de imóveis para repartições públicas.

Recentemente, três departamentos passaram a funcionar em novo endereço: Desenvolvimento Econômico, Habitação e a 144ª Junta de Serviço Militar. As repartições agora atendem no prédio que abrigava as agências da Nossa Caixa Nosso Banco e do Banco do Brasil, situado à praça da Catedral, nº.: 7. Além disso, o Departamento de Finanças também deverá ser transferido para este imóvel, sendo que a mudança depende de alguns detalhes técnicos e da entrega de mobiliário já adquirido.

Novo endereço: Desenvolvimento Econômico, Habitação e a 144ª Junta de Serviço Militar (Divulgação/Prefeitura de São João)

MELHORIAS

De acordo com a administração municipal, o aluguel deste novo prédio é de R$ 19.500 mensais. O espaço oferece completa acessibilidade nos locais de atendimento, climatização, fornecimento de água e café, banheiros com adaptações para pessoas com deficiência e recepção com longarinas, visando maior conforto ao público.

Segundo a gestão municipal, a mudança vai proporcionar celeridade de processos internos entre os departamentos localizados no mesmo prédio, economia com serviços de telefonia e internet e um melhor atendimento – já que, durante décadas, o público que se dirigia a estas repartições ficava aguardando na calçada para ser atendido. “Não houve mudança no trânsito das imediações do novo prédio, mas está prevista a instalação de um semáforo de pedestres na esquina da repartição”, comentou Osires Colosso, diretor do Departamento de Desenvolvimento Econômico.

ALUGUÉIS

Além destes departamentos, a Prefeitura informa que este saneamento de espaços alugados permite, desde já, uma economia mensal de R$ 20.602,32. “Alguns setores estão deixando espaços alugados e sendo realojados, sem prejuízos às atividades e ao conforto dos servidores, em imóveis que eram subutilizados”, destacou a administração.

Conforme apurado, a Prefeitura definiu a devolução do imóvel da rua Carlos Kielander, 352, Centro, no qual funcionavam o Controle Interno e o Arquivo, o que gerará uma economia de R$ 1.922,65 mensais. Também não utilizará mais o imóvel da rua Antonio Machado, 46, Centro, onde estava o Conselho Tutelar – o que corresponderá a R$ 1.404,28 economizados mensalmente.

Já a Merenda deixa o prédio da rua Gabriel Ferreira, 83, Centro (cujo aluguel era R$ 5.282,76); o Barracão do Trânsito sai da rua Visconde do Rio Branco, 289 (R$ 3.227,70) e o Departamento de Administração, que pagava R$ 10 mil de alugueis mensais, agora paga R$ 5.000 no imóvel da rua Marechal Deodoro, 313, Centro.

Segundo a gestão municipal, o imóvel em que estava o departamento de Desenvolvimento Econômico, na rua Ana de Oliveira, 47, Centro, passa a ser ocupado pelo Departamento de Segurança e Trânsito. Ali, também houve renegociação, sendo que o aluguel caiu de R$ 8.750 para R$ 4.985,07.