Escola de Música tem aluna aprovada na Unicamp

Aprovada: Agles sonha ser solista em grande Orquestra (Divulgação/Prefeitura de São João)

A estudante de violino Agles Vieira de Oliveira, de 18 anos, aluna da Escola de Música da Prefeitura de São João Boa Vista foi aprovada no vestibular da Unicamp – Universidade Estadual de Campinas e já está de malas prontas para começar as aulas, a partir de março.

“Eu quero ser violinista profissional. E ingressar nessa grande universidade é o que eu esperava. Eu assisti a alguns vídeos [com exibições de violino] e comecei a me interessar. Aí, eu perguntei para o meu professor de artes, e ele conhecia o Projeto Primeiro Movimento [iniciativa patrocinada pela Prefeitura, que oferece aulas gratuitas de violino, viola, violoncelo e contrabaixo acústico]. Comecei lá, por volta de 2014”, conta Agles, sobre o início de seus estudos musicais.

Agles pretende, nos 4 anos de duração do curso universitário, aproveitar ao máximo a oportunidade e se tornar solista de uma grande orquestra, o que é sua grande meta.
Douglas Cunha, um dos coordenadores do projeto Primeiro Movimento, lembra que a estudante o procurou, dizendo que queria ser violinista.

“Achei bacana porque hoje em dia são poucas as pessoas que procuram esse caminho. Por ser uma aluna que se destacava, eu acreditei, apoiei e passei algumas coisas [conteúdo de aula], que nós trabalhamos durante dois anos e que iriam cair no vestibular. Ela agarrou a ideia e estudou de seis a oito horas por dia. Mérito dela”, avalia Douglas.

Para Glaene Vieira, mãe de Agles, a aprovação também é motivo para comemorar.
“Fiquei muito feliz. Só por Deus mesmo. Música é muito bom e abre caminhos. Para nós, que somos de família humilde, é muito importante a realização de um sonho”, emociona-se Glaene.

Hélio Corrêa Fonseca Filho, o diretor de Cultura, por sua vez, destaca que a Escola Municipal de Iniciação Musical Geraldo Filme é apenas o início do aprendizado, mas pode ser o início de uma carreira profissional.