Cerimônia realizada no último sábado (20) marcou a comemoração dos 25 anos do Pico do Gavião, considerado um dos pontos turísticos mais importantes e visitados no Estado de São Paulo e um dos melhores lugares do mundo para a prática do voo livre.
A ocasião de festa reuniu a direção e frequentadores do local, que teve, ainda, o céu repleto de asa delta e paragliders. O evento também contou com apresentação musical da Banda Lira da Mantiqueira.
A secretária de Cultura e Turismo de Águas da Prata, Luciana Sargaço, representou o prefeito Carlos Henrique Dezena durante a cerimônia e comentou a sobre a ocasião festiva.
“Foi uma honra poder participar da celebração dos 25 anos de atividades do Pico do Gavião. Fomos muito bem recebidos pelo presidente, Pedro Jackel e sua esposa, Luciana. Parabenizo a toda equipe pela atuação no cenário esportivo apesar das dificuldades de apoio. O Pico do Gavião é sem dúvidas, hoje, é um dos maiores atrativos turísticos, não só de Águas da Prata, mas de toda a região”, afirmou.
Segundo Luciana, o local oferece uma infraestrutura irretocável e a cada ano se reinventa realizando não somente eventos esportivos de relevância mundial, mas também grandes eventos alternativos e musicais.
“Vale ainda ressaltar que o prefeito Carlos Henrique reconhece a importância do Pico do Gavião para Águas da Prata e tem se empenhado em contribuir com as demandas solicitadas, destinando, inclusive, parte do recurso do turismo para melhorias de acesso ao local”, pontuou.
PARCERIA
Pedro Dória Neto, gestor do Pico do Gavão, agradeceu o apoio e atenção que tem recebido do Executivo pratense. “Nós só temos a agradecer por todo o apoio que recebemos da atual administração. Esse apoio foi bem escasso em administrações anteriores, infelizmente. Já o Carlos Henrique e toda a sua equipe sempre estão à disposição para nos auxiliar e o gabinete do prefeito está sempre de portas abertas para falar com a gente. Estamos à disposição também para qualquer ação social que a prefeitura precisar. Somos parceiros”, disse.
CLUBE
Considerado um dos melhores lugares do mundo para a prática do vôo livre (parapente e asa delta) e abriga praticantes das modalidades: Mountain Bike, Montanhismo e Trekking, o Pico do Gavião fica em uma área privada bem na divisa dos estados de Minas Gerais e São Paulo, mais precisamente entre as cidades de Andradas e Águas da Prata.
Todos os meses, milhares de esportistas e turistas visitam o clube Pico do Gavião Esportes e Aventura, que é associado à Confederação Brasileira de Voo Livre, Associação Brasileira de Parapente e à Abraturr-SP (Associação Paulista de Turismo Rural Programa Reinventando o Turismo Rural).
Por Ignácio Garcia.