Pirinoto é eleito novo 2º secretário do Legislativo

A volta das sessões ordinárias da Câmara Municipal, na noite desta segunda-feira (6), foi marcada por eleição de novo 2º secretário da Mesa Diretora. E, assim como adiantou O MUNICIPIO na última edição, Odair Pirinoto (PTB) foi o escolhido para ocupar o cargo.

O pleito foi necessário devido à função ter ficado vaga após a cassação de Fernando Betti (PTB). O ex-vereador ocupava a 1ª Secretaria e com o mandato perdido, Professora Can (PDT), que era 2ª secretária, assumiu a cadeira deixada por ele. Com isso, foi preciso nova eleição para preencher o cargo da Mesa Diretora.

Eleito: Odair Pirinoto já assumiu o cargo de 2º secretário da Mesa Diretora (Foto: Franco Junior/O MUNICIPIO)

Odair Pirinoto era nome de consenso entre a maioria dos vereadores e foi candidato único para a eleição. Sebastião Neris (PV) chegou a lançar candidatura instantes antes da votação, mas, a pedido dos edis, abdicou de concorrer e abriu caminho para Pirinoto. O vereador do PTB teve 11 dos 15 votos possíveis. Quatro votos brancos foram depositados na urna.

Segundo apurado pelo O MUNICIPIO, Neris teria tentado concorrer ao cargo a pedido de um segundo grupo de vereadores liderado por Bira Domiciano (PR), que não haveria aprovado o consenso entre a maioria do Legislativo. Entretanto, a vontade do edil do PR não foi atendida e a candidatura de Sebastião Neris retirada.

DE OLHO NO FUTURO
Após eleito como 2º secretário, Odair Pirinoto atendeu a reportagem e, além de se mostrar contente por ocupar o cargo, revelou que já pensa em cargos maiores dentro do Legislativo.

“É muito gratificante ocupar esse cargo mais uma vez [já foi 2º secretário em 2016]. Penso que é o primeiro passo para realizar outro desejo meu que é ocupar cargos maiores dentro da Câmara Municipal”, comentou.

Com a eleição de Pirinoto, a Mesa Diretora do Legislativo ficou composta com Gérson Araújo (MDB) como presidente, Titi (PSDB) como vice-presidente, Professora Can (PDT) como 1ª secretária e Odair na 2ª secretária.

NOVO PLEITO
Entre o final deste ano e início de 2019, nova eleição será realizada para definir a Mesa Diretora para os dois últimos anos de mandato desta legislatura.
Conforme checado pelo O MUNICIPIO, o nome de Titi é, no momento, cotado para ser eleito presidente da Câmara no próximo pleito.

Reportagem: Franco Junior