Petistas celebram reeleição de Lula em São João

Após a confirmação da reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), apoiadores do partido em São João da Boa Vista foram à avenida Dona Gertrudes para comemorar o resultado, agitar bandeiras e celebrar a vitória do petista.

Segundo o diretório municipal do Partido dos Trabalhadores, o aumento da votação de Lula na cidade, do primeiro para o segundo turno, foi resultado de uma mobilização nas ruas e redes sociais.

Vitória: avenida Dona Gertrudes foi o local da comemoração (Arquivo pessoal)

Embora Lula tenha recebido menos votos que Flávio Bolsonaro (PL) em São João, a estratégia de incentivar a participação dos eleitores que não compareceram às urnas no primeiro turno contribuiu para ampliar sua votação. Na primeira etapa da eleição, 14.331 eleitores deixaram de votar. No segundo turno, o número caiu para 12.968.

“Foram 4.452 votos a mais do primeiro turno para o segundo, mostrando que a estratégia funcionou. Usamos as redes também e fomos para as ruas conversar com a população”, afirmou Débora Boveto de Campos Oliveira, presidente do PT sanjoanense.

Mais de 400 carros
Na véspera da votação, uma carreata percorreu ruas da cidade, reunindo veículos identificados com a cor vermelha. De acordo com Débora, mais de 400 carros participaram da mobilização. Após o percurso, o partido promoveu o chamado ‘Bloquinho do Lula’ e um bandeiraço na praça Coronel Joaquim José, que, segundo ela, reuniu aproximadamente 600 pessoas.

“A mobilização nos surpreendeu. Percebemos que as pessoas perderam o medo de ir para as ruas. A defesa da soberania do nosso país estava em jogo, e as pessoas entenderam a gravidade e a importância desta eleição”, declarou.

Em São João, Lula recebeu 18.690 votos no segundo turno e 14.238 no primeiro. Flávio passou de 30.945 para 33.316 votos nas duas etapas, respectivamente.

Débora também destacou a participação dos jovens na mobilização eleitoral, tanto no município quanto nacionalmente. “Os jovens foram muito importantes nestas eleições. Como uma presidenta jovem e como nosso vereador [Leandro Thomazini] também é jovem, acredito que, em São João, isso contou bastante”, afirmou.

FILIAÇÕES
O resultado nacional fortaleceu o partido no município e ampliou o interesse de novos apoiadores em ingressar na sigla, segundo confirmou Débora ao O MUNICIPIO. “Estamos sendo procurados por muitas pessoas, não só jovens, para se filiar ao partido. Isso não só em São João, mas no país todo”, disse.

A presidente do diretório municipal também destacou o desempenho da cidade em comparação com outros municípios da região. Ela contou que São João foi uma das cidades da macrorregião que registraram maior crescimento na votação de Lula no segundo turno.

Apesar do resultado, Débora reconheceu que a luta não pode parar. “Sabemos que ainda existe muito trabalho, mas estamos otimistas e pensando já nas eleições municipais”, concluiu.             (M.G)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here