Por Ana Laura Moretto
[email protected]
Mais do que peças de divulgação, os cartazes da Semana Guiomar Novaes ajudam a contar a história de um dos principais eventos culturais de São João da Boa Vista. Ao longo das décadas, cada edição ganhou uma identidade visual própria, registrada em cartazes que hoje formam uma coleção que atravessa diferentes momentos da trajetória do evento.

A coleção reúne os cartazes das edições realizadas desde a criação do evento, com duas lacunas. A primeira é de 1982, ano em que a prefeitura não realizou a Semana Guiomar Novaes. A segunda é de 1994, cujo cartaz não foi localizado durante o levantamento realizado para reunir o acervo.
O material foi disponibilizado para consulta por meio do Departamento Municipal de Cultura, que mantém o acervo como uma forma de preservar a memória das edições. O acervo dos cartazes permite observar as mudanças na identidade visual ao longo dos anos e as formas de divulgação.
Para o diretor de cultura Hélio Fonseca, preservar esse material é também preservar parte da história cultural de São João. Os cartazes registram de maneira visual a continuidade de uma programação que se tornou tradicional no calendário do município e que leva o nome de uma das mais importantes pianistas brasileiras, natural da cidade.
A intenção é que esse acervo ganhe ainda mais destaque em 2027, quando deverá ser realizada uma exposição com os cartazes originais de todas as edições. A proposta está relacionada à comemoração dos 50 anos da Semana Guiomar Novaes e deverá permitir que o público veja de perto esses documentos.
Mais do que materiais de divulgação, os cartazes são registros de diferentes épocas da Semana Guiomar Novaes. Reunidos, eles preservam essa memória e ajudam a contar, por meio de imagens, quase 50 anos de cultura em São João.




