Conselheira de Saúde é suspeita de campanha antivacina

Por Bruno Manson
[email protected]

São João da Boa Vista vem sofrendo com aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), especialmente relacionados à Influenza. Diante deste cenário preocupante, o Departamento Municipal de Saúde tem intensificado as ações para conscientizar a população sobre a importância da vacinação, mas outro problema avança silenciosamente: o negacionismo.

Redes Sociais: conselheira seria responsável por compartilhar publicações com teor antivacina; caso será averiguado pelo Conselho Municipal de Saúde (Reprodução/Redes sociais)

Nesta semana, o jornal O MUNICIPIO tomou conhecimento de que uma integrante do Conselho Municipal de Saúde é suspeita de fazer uma campanha antivacina, com o compartilhamento de publicações nas redes sociais que descredibilizam os imunizantes e, consequentemente, desestimulam as pessoas a se protegerem. Entre as imagens obtidas pela reportagem, constam prints de vídeos com teor duvidoso relacionadas à vacinação.

A reportagem do O MUNICIPIO conversou com a conselheira, a qual afirmou ser favorável à vacinação e negou ter disseminado qualquer tipo de conteúdo antivacina em suas redes sociais. “Sou super a favor das vacinas, inclusive essa da Influenza. Nós estamos no período de doenças respiratórias e as pessoas têm que se conscientizar que a vacina é importante sim e que salva vidas, tanto para crianças como para idosos”, declarou. “Sou tão a favor que, além das vacinas que já fazem parte do calendário de imunização nacional, eu ainda faço o uso das vacinas da rede privada também”, destacou.

APURAÇÃO

Em contato com o jornal, o presidente do Conselho Municipal, Rafael Santana, relatou que o caso será devidamente apurado. “Esclareço que essa manifestação individual não representa, de forma alguma, a posição oficial do Conselho Municipal de Saúde. Reforçamos nosso compromisso com a saúde pública, com a ciência e com a vida. Vacinas salvam vidas — essa é, de forma clara e inequívoca, a posição do Conselho”, declarou. “Diante da gravidade das denúncias, por responsabilidade e respeito ao devido processo legal, prefiro não me manifestar sobre o conteúdo neste momento. O caso será levado ao plenário do Conselho, onde será analisado com seriedade e responsabilidade”, concluiu o presidente.

BOLETIM

De acordo com o levantamento divulgado quarta-feira (18) pelo Departamento de Saúde, São João da Boa Vista já imunizou 24.925 pessoas, o que corresponde a 42,47% do público-alvo. Ao todo, as doses foram aplicadas em 8.621 idosos, 2.081 trabalhadores da saúde, 2.079 crianças, 1.797 pessoas com comorbidades e 211 gestantes e puérperas. Além destes, 10.136 pessoas dos demais grupos foram imunizadas.

Segundo o boletim, desde o início do ano, 19 pessoas foram internadas por Síndromes Respiratórias Agudas Graves, enquanto 14 mortes foram registradas. Os dados são referentes a todas as Srags – Influenza, Covid-19, Vírus Sincicial, entre outros.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here