Por Bruno Manson
[email protected]
Lideranças de 27 cidades estiveram em São João da Boa Vista na segunda-feira (9) para participarem de mais um encontro promovido pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP). Realizada no Theatro Municipal, a programação faz parte das atividades da 29ª edição do Ciclo de Debates com Agentes Políticos e Dirigentes Municipais. Essa foi a segunda vez que o município é escolhido como sede do evento.

Durante a abertura do Ciclo de Debates, a mesa de trabalhos foi composta pelo conselheiro-presidente do TCE-SP, Antonio Roque Citadini, juntamente com a vice-presidente e conselheira Cristiana de Castro Moraes; o conselheiro-corregedor Dimas Ramalho; os conselheiros Sidney Beraldo, Renato Martins Costa e Marco Aurélio Bertaiolli; a procuradora-geral de contas Leticia Formoso Delsin Matuck Feres; o secretário-diretor geral Germano Fraga Lima; o diretor da Unidade Regional de Mogi-Guaçu, Vanderlei Marçola; o prefeito de São João da Boa Vista, Vanderlei Borges de Carvalho (PSD); o presidente da Câmara Municipal, Luis Carlos Domiciano, o Bira (MDB); e o presidente do Conselho Deliberativo da União dos Vereadores do Estado de São Paulo (Uvesp), Sebastião Misiara.
De acordo com a organização, o encontro contou com cerca de 750 participantes, sendo 19 prefeitos e 16 presidentes de Câmaras Municipais, além de vereadores, gestores públicos, administradores, servidores e representantes da sociedade civil. Na ocasião, eles aproveitaram para tirar dúvidas e receberam orientações quanto às boas práticas e o uso adequado do recurso público. Durante a programação foram abordados temas como planejamento, Terceiro Setor, compras públicas e o Índice de Efetividade da Gestão Pública, indicador criado pelo TCE-SP para medir a eficiência das administrações.
HOMENAGENS
O ponto alto do evento foi a homenagem ao conselheiro Sidney Beraldo, que se aposentará do TCE-SP no final deste ano. Ex-vereador e ex-prefeito de São João, ele também foi deputado estadual, presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) e secretário de Estado nas gestões de Franco Montoro e Geraldo Alckmin.
A cerimônia contou com a apresentação do Coral Elohim e uma emocionante honraria prestada por seus colegas da Corte, familiares e amigos. Em participação ao vivo diretamente de Brasília (DF), o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) destacou a trajetória do sanjoanense. “O presidente Kennedy dizia que há quatro virtudes na vida pública: coragem, discernimento, integridade e dedicação. O Beraldo tem todas elas. Fomos prefeitos na época da ditadura militar, e ele sempre atuou com princípios e valores”, afirmou.
Por sua vez, Citadini parabenizou o conselheiro e falou da proposta do Ciclo de Debates realizado pelo Tribunal de Contas do Estado. “Quero cumprimentar e saudar o conselheiro Sidney Beraldo pelas homenagens que está recebendo. E farei um resumo do motivo pelo qual estamos aqui. É claro que o TCE-SP está aqui para discutir problemas. Nós, por meio do nosso corpo técnico presente aqui, queremos ajudar para que tenhamos boas administrações, e que eles errem menos”, destacou o presidente da Corte.
RECONHECIMENTO E GRATIDÃO
O prefeito Vanderlei também discursou e destacou a importância do evento. “Mais do que um encontro institucional, este Ciclo de Debates representa um verdadeiro compromisso com a transparência e a eficiência na gestão pública”, disse.
Na ocasião, ele também fez questão de enaltecer a figura pública de Beraldo. “Aprendi com ele que tão importante quanto arrecadar é saber gastar bem. Essa filosofia de gestão responsável se antecipou aos princípios da Lei de Responsabilidade Fiscal”, comentou.
Vanderlei relembrou ainda a criação do Índice de Efetividade da Gestão Municipal em 2015, idealizado pelo sanjoanense, e concluiu. “Em nome da população sanjoanense, nossa gratidão por tudo que Sidney Beraldo representa para nossa cidade e região. Seu legado é exemplo de compromisso com o desenvolvimento e a boa política”, concluiu.
Emocionado, Beraldo agradeceu aos presentes e falou sobre a proposta deste encontro com as lideranças presentes. “Eu fico muito feliz, muito honrado de ver esse Theatro Municipal lotado. Então isso é uma demonstração do grande interesse, da responsabilidade de cada um que comparece aqui e com o mesmo objetivo que é o nosso, nesse papel pedagógico que nós temos, de termos cada vez mais uma gestão de qualidade que possa beneficiar aquele que mais interessa e aquele que mais precisa, que é o cidadão”, ressaltou o conselheiro.




