Dia de São José é celebrado por devotos sanjoanenses

Por Ana Paula Fortes
[email protected]

A devoção a São José transcende gerações e cativa fiéis em todo Brasil. Padroeiro dos trabalhadores, dos agricultores e das famílias, o santo é homenageado pela tradição católica no dia 19 de março, quando são celebradas missas, procissões e festividades em diversas cidades do país.

Em São João da Boa Vista, a devoção a São José é forte. A psicóloga Mariana Moreira da Silva Rodrigues, por exemplo, é devota do santo desde que se tornou católica, aos 16 anos. Ela recorda que tudo começou com um pedido especial: a intercessão para encontrar um marido. “Eu tinha 17 anos e pedi a ele que cuidasse dessa parte da minha vida. Hoje, estou casada há cinco anos e há 12 anos com meu marido, além de sermos pais do nosso primeiro filho”, relatou.

Sueli Bensi: a devoção ao santo de se iniciou em um momento de dificuldade (Fotos: Divulgação/Arquivo Pessoal)

Para a psicóloga, São José é um exemplo de homem, e ela pede a intercessão do santo não apenas pelo seu matrimônio, mas também por todos o esposo, o filho, o pai e os irmãos. “Vejo que ele tem seus meios de nos mostrar como podemos ser melhores no cotidiano, principalmente no trabalho”, afirmou. Fiel, ela também pratica a penitência da fruta, um ato de abstinência que oferece como sacrifício pelos que sofrem.

Para a coordenadora de RH, Sueli Bensi, a devoção ao santo se iniciou em um momento de dificuldade. “Uma tia me presenteou com um livrinho de orações e novena a São José, dizendo que não há pedidos a ele que volte sem resposta”, contou.

Desde então, ela passou a entregar todas as suas necessidades ao santo, acumulando inúmeras graças alcançadas. Em sua casa, mantém um altar com imagens de São José, uma vela acesa e uma flor, simbolizando a luz que busca ser na vida dos outros.

A devota compartilha a tradição do ‘saquinho de São José’: uma prática em que se coloca uma moeda no saquinho, acreditando que o santo abençoa e multiplica as provisões. “São José já fez muito por mim e com certeza fará muito mais”, declarou.

Outra fiel, Josiane Capra Moretto encontrou na figura de São José um modelo de virtude e humildade. Sua devoção cresceu ao conhecer mais sobre a vida do santo, especialmente após ler os livros ‘O Colecionador de Muletas’ e o ‘Humilde Carpinteiro de Nazaré’ e assistir às palestras do padre Paulo Ricardo. “São José nunca duvidou de Maria e, em sua humildade, não se achava digno de participar do grande mistério da encarnação de Jesus”, refletiu.

Devoção: Josiane Capra Moretto se prepara para a festa litúrgica de São José

Para ela, a devoção não está ligada a graças específicas, mas à admiração por sua missão na história da salvação. “Ele foi escolhido por Deus para guardar seus maiores tesouros: Jesus e Maria. Suas virtudes são um norte seguro para nossa vida espiritual”, afirmou.

A fiel se prepara para a festa litúrgica de São José, celebrada nesta quarta-feira (19), com novenas e participação na Santa Missa, além de rezar orações diárias pedindo a intercessão do santo por sua família.

As histórias de Mariana, Sueli e Josiane refletem a profundidade da devoção a São José, um santo que inspira fé, esperança e transformação para os católicos.

Seja como protetor da família, intercessor em momentos difíceis ou modelo de virtudes, o personagem bíblico continua a tocar vidas e a guiar seus devotos em seus caminhos espirituais e cotidianos. Como diz Sueli: “Valei-me, São José!”, um clamor que ecoa no coração de todos os devotos que buscam sua proteção e bênção.

SÃO JOSÉ

Jejum de frutas

No Brasil, as crenças relacionadas ao santo são diversas. O Dia de São José, por exemplo, tem um significado especial para os agricultores do Nordeste. Eles creem que, se chover até essa data, o ano será propício para uma boa colheita. Em outras partes do país, é comum que as pessoas realizem a “promessa das frutas” como forma de pedir um milagre ou uma graça.

O jejum das frutas de São José é uma prática penitencial em que o devoto se abstém de consumir uma fruta específica durante um ano, como forma de honrar o santo.

Como fazer?

No dia da festa, antes da Santa Missa, sorteia-se uma fruta. Escreva o nome de várias frutas que se costuma consumir em pedaços de papel. O ideal é que sejam ao menos dez tipos de frutas e que façam parte do dia a dia. Coloque em uma caixa ou potinho. A fruta sorteada não deverá ser consumida durante um ano, como forma de penitência e promessa para São José interceder no pedido feito – não é permitido consumir nenhum alimento que contenha a fruta sorteada.

Logo a seguir, de acordo com a tradição, aconselha-se a fazer uma oração à São José, como forma de agradecimento.

Oração a São José

“Salve, guardião do Redentor e esposo da Virgem Maria! A vós, Deus confiou o seu Filho; em vós, Maria depositou a sua confiança; convosco, Cristo tornou-Se homem. Ó Bem-aventurado José, mostrai-vos pai também para nós e guiai-nos no caminho da vida. Alcançai-nos graça, misericórdia e coragem, e defendei-nos de todo o mal. Amém”.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here