119 anos noticiando São João

Por Clovis Vieira
[email protected]

Com o avanço da tecnologia, o jornal impresso se adaptou à modernidade e segue levando informação e entretenimento aos mais variados públicos. Neste cenário moderno, O MUNICIPIO chega nesta segunda-feira (3) a marca de 119 anos de circulação, consolidando-se como um dos jornais impressos em plena atividade mais antigos do Brasil.

Educação: a vinda da Unesp esteve entre as bandeiras defendidas pelo O MUNICIPIO ao longo de anos. Durante visita do então governador José Serra a São João da Boa Vista, em 6 de março de 2009, jornal esteve presente e acompanhou a manifestação de alunos que reivindicavam a instalação do campus. Implantação da universidade foi cobrada e acompanhada ao longo de várias edições

Localizado na rua Irmãs Caritas nº 319, no centro de São João da Boa Vista, o jornal é bissemanal, com edições publicadas às quartas-feiras e aos sábados, trazendo as principais notícias da cidade e também da região. Política, esporte, cultura, saúde, meio ambiente, ocorrências policiais e fatos do cotidiano sanjoanense estão entre os assuntos abordados, zelando pela imparcialidade e pela liberdade de expressão.

Com a modernização da comunicação, o jornal também pode ser acessado pelo site www.omunicipio.jor.br. Além das notícias mais recentes, o portal traz a Banca Digital, onde é possível conferir todo o acervo das edições impressas desde o dia 17 de março de 2004. Já nas redes sociais, os internautas podem acompanhar as publicações na página no Facebook e no perfil no Instagram: @omunicipio.

FUNDAÇÃO

O jornal O MUNICIPIO foi lançado em 3 de março de 1906 pelo alemão Carlos Lühmann. Perito em tipografia, ele chegou em São João da Boa Vista em 1899 e atuou anteriormente como editor da revista Cirrus. Na época, ele contou com uma equipe de colaboradores formada por Luiz Gambeta Sarmento, Nathanael Pereira, Mancos de Andrade, João Batista Boa-Vista, Carlos Kiellander e Thiers Galvão de França – que viria a ser o pai de Patrícia Rehder Galvão, a Pagu, em 1910. Este grupo foi o gestor do jornal, o qual contava também com Wilkier Rehder, Oscar Kiellander, João José Pereira dos Santos, José Pinheiro de Ulhoa, Francisco Carneiro Ribeiro Santiago, Theophilo Ribeiro de Andrade, Mauro Pacheco e Octaviano de Azevedo. Lühmann faleceu em 1914, aos 37 anos, deixando os filhos João e Walter. Nessa época, D. Luise Lühmann tomou à frente do periódico.

Começo: primeiro exemplar do O MUNICIPIO foi lançado em 3 de março de 1906

EM DEFESA DE SÃO JOÃO E REGIÃO

A partir de 7 de maio de 1988, O MUNICIPIO  passou a circular sob a direção de dr. Joaquim Cândido de Oliveira Neto e vivenciou uma nova fase. Nesta data, o periódico chegava à edição nº 6.859 e trazia um editorial reafirmando seu compromisso com os leitores, zelando pela conduta ética e imparcialidade.

Com o intuito de motivar as autoridades e focar a atenção a causas importantes para São João e região, o jornal instituiu ‘bandeiras’ que foram defendidas com muita garra ao longo desses anos. Exemplo disso foi a duplicação da rodovia SP-342, onde havia o chamado ‘Funil da Morte’, porque a via dupla vindo de São Paulo (SP) se afunilava próximo a Aguaí em apenas uma pista, aumentando o risco de acidentes. Reportagens apontando a quantidade de vítimas fatais no trecho acabaram sensibilizando as autoridades estaduais à época e a duplicação se tornou realidade.

A educação foi uma das principais bandeiras mais defendidas pelo O MUNICIPIO. Foram anos de editoriais e reportagens reivindicando a instalação do campus da Unesp (Universidade Estadual Paulista), além de outros investimentos importantes para o setor e também para a saúde, desenvolvimento, sustentabilidade e outras áreas fundamentais.

Chegando hoje à edição nº 10.155, o jornal segue sob o comando da diretora Vera Lúcia de Rezende Mourão e Oliveira, dando continuidade ao legado deixado por dr. Joaquim, sempre defendendo causas de interesse público, lutando pelo bem-estar da população e pensando com seriedade no futuro de São João.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here