Por Clovis Vieira
[email protected]
Desde sábado (14), o artista plástico sanjoanense Roberto Assalin expõe suas obras mais recentes na tulha da Fazenda-Vandário Santa Maria. “As pinturas do artista estão lá para serem apreciadas em suas abstratas cores e à venda a todos que visitam esse lugar nos fins de semana, das 9h às 16 h”, informam os donos da propriedade rural. O local é de fácil acesso e fica às margens da rodovia SP-342, que dá acesso a Poços de Caldas (MG). A mostra é aberta ao público e segue até dezembro.
CARREIRA
Professor de pintura em porcelana há 12 anos, Assalin também é empresário e pintor de outros suportes. Nesta exposição, ele leva ao Vandário o estilo abstrato em látex sobre tela, em painéis de vários tamanhos.
Entre 1975 e 1985, o artista participou de exposições de pintura promovido pela Prefeitura de São João da Boa Vista, na Semana Guiomar Novaes. Em 1999, promoveu exposição individual numa papelaria da cidade. Também participou de mostra em São Paulo (SP), com porcelanas.
O ESPAÇO
A Fazenda-Vandário Santa Maria tornou-se ponto de exposições de quadros a óleo, fotografias, festas julinas concorridas e outras formas de arte, atraindo turistas e apreciadores das vandas, um gênero de orquídeas. “As flores exuberantes vieram da Tailândia”, afirmam os empresários. A palavra ‘vanda’ significa ‘peregrina’, ‘andarilha’. “A Fazenda Santa Maria é lugar com muitas histórias e lugares para conhecer: oferece cafeteria, igreja, casa do colono, mercearia, terreiros de café, e cenários que remetem à Revolução de 32”, destacaram.