Good Game incentiva empreendedorismo e uso da tecnologia

Por Pedro Souza

Desenvolver jogos eletrônicos é desafiador, mas pode ser divertido e trazer diversos conhecimentos enriquecedores — especialmente para crianças. Além de habilidades como pensamento computacional e raciocínio lógico, atividades do tipo permitem aos participantes entrar em contato com princípios de programação, design thinking, empreendedorismo, trabalho em equipe e comunicação.

Good Game: competição de desenvolvimento de jogos eletrônicos reuniu 89 estudantes (Divulgação/Assessoria Experimental Integrado)

No Experimental Integrado, a segunda edição do Good Game, a maior competição de desenvolvimento de jogos eletrônicos de São João da Boa Vista, reuniu 89 estudantes dos 7º e 8º anos divididos em 31 equipes. O objetivo era aprender os fundamentos da programação para criar um jogo em equipe, disponibilizá-lo para teste e conquistar o maior número de votos de colegas na grande final, realizada no colégio na manhã da segunda-feira (23).

PÓDIO

O primeiro lugar ficou com a equipe 8-Bit, dos alunos Vinícius Ishida, Gabriel Broek e Bruno Martins, com 13,9% dos votos.

O segundo lugar ficou com a equipe Rainhas no Good Game, das alunas Isadora Tofanin, Rafaella Teixeira e Vitória Lusvarghi, com 8% dos votos.

O terceiro lugar ficou com a equipe Código Mestre, dos alunos Lucas Tavares, Breno Daroz e Luca Giordano, com 7,48% dos votos.

INTEGRAÇÃO E CRIATIVIDADE

Para a diretora-geral do Experimental Integrado, Cecília Perez, é um trabalho excepcional, onde as crianças se integram e procuram exercitar a criatividade, além de trabalhar com a tecnologia. “Tudo isso faz com que tenham um desenvolvimento cognitivo muito bom e estejam mais preparados para o mundo”.

O desenvolvimento dos jogos eletrônicos foi uma oportunidade única para os estudantes aprenderem na prática alguns princípios de programação.

“Eu estou muito feliz, nunca tinha vivido uma experiência assim. É divertido programar para aprender coisas novas e desencadear novos talentos”, contou a estudante Vitória Lusvarghi, integrante da equipe vice-campeã do Good Game.

De acordo com o estudante Murilo Balieiro, foi muito divertido, apesar do prazo desafiador. Ele vê benefícios para o futuro. “A vantagem é que a gente aprende. Já vamos ter dado um grande passo para conseguir desenvolver um projeto no trabalho”.

APRENDIZADO SIGNIFICATIVO

Os professores organizadores do Good Game destacam a necessidade de buscar soluções para problemas reais como um diferencial para o aprendizado.

“É uma proposta que faz os estudantes se engajarem. Projetos são importantes dentro da nossa sociedade; trazer isso para o ambiente escolar, fazer com que consigam produzir bons jogos, mostra e valida tudo aquilo que a gente acredita para a educação”, afirmou o professor Rodrigo Bibbo.

O uso de habilidades organizacionais também é estimulado. “A gente trabalhou muito a questão da organização e da responsabilidade entre eles, além da parte tecnológica”, ressaltou o professor Matheus Giglio. “Eles vão utilizar isso na vida adulta, vai ser muito importante — além, claro, de estimular o empreendedorismo: terem a ideia e colocar em prática”.

REALIZAÇÃO

A realização do Good Game foi feita pelo Experimental Integrado em parceria com a startup educacional Good Inventor e a loja de acessórios para celulares Master.

“São os parceiros que nos tornam grandes; nesse caso, o Experimental Integrado, a Good Inventor e nosso patrocinador Master Acessórios não mediram esforços para fazer com que os estudantes pudessem criar os jogos mais incríveis — e tudo isso dentro de um ambiente escolar”, disse Rodrigo Bibbo.

Equipes vencedoras

Confira os vencedores da 2ª edição do Good Game do Experimental Integrado:

1º LUGAR (13,9% dos votos)

8-Bit

Vinícius Ishida, Gabriel Broek e Bruno Martins

2º LUGAR (8% dos votos)

Rainhas no Good Game

Isadora Tofanin, Rafaella Teixeira e Vitória Lusvarghi

3º LUGAR (7,48% dos votos)

Código Mestre

Lucas Tavares, Breno Daroz e Luca Giordano