Teatro aborda cidadania e inclusão e leva cultura a 310 alunos de escolas municipais de Aguaí

Cerca de 310 crianças e 20 professores do Ensino Fundamental 1 de seis escolas municipais de Aguaí assitiram a espetáculo no Ginásio Poliesportivo Domingos Martucci (Domingão), na tarde de quarta-feira (13) – (Divulgação/Engenho da Notícia)

Com 10 anos de estrada, o ‘Zum, Zum, Zum, A União Faz a Vida’, espetáculo teatral que aborda questões de cooperação, cidadania e educação inclusão, foi apresentado para aproximadamente 310 crianças e 20 professores do Ensino Fundamental 1 de seis escolas municipais de Aguaí, localizada na região Centro Leste Paulista, na tarde de quarta-feira (13). Patrocinada pela Fundação Sicredi, até o fim de 2023, a peça deve percorrer cerca de 110 cidades de variados estados brasileiros — começou por Porto Alegre (RS) e deve finalizar a trajetória no município de Cruzeiro do Sul (AC).

Na cidade aguaiana, o forte calor que fazia na região não tirou a alegria e a atenção da garotada, que assistiu atenta a trupe de atores do ‘Zum, Zum, Zum, A União Faz a Vida’ no Ginásio Poliesportivo Domingos Martucci (Domingão), localizado à avenida Milanes Vasconcellos, no Parque Interlagos.

Os mais de 300 alunos presentes na apresentação da peça são de seis unidades municipais de ensino: das Escolas Municipais de Ensino Básico (Emebs) ‘João Borges’, ‘José de Oliveira’, ‘Profª. Leonor Conti Elias’, ‘Profª. Zulmira Moraes Legaspe Mamede’, além da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) ‘José Legaspe Muinha’ e da Escola Municipal (EM) ‘Joaquim Giraldi’.

(Divulgação/Engenho da Notícia)

Adriana Moreira Freita dos Santos, coordenadora Pedagógica Geral do Ensino Fundamental de Aguaí, pontuou a importância da apresentação para as crianças da rede municipal. “Agradecemos muito a vinda desta peça de teatro para a nossa cidade, porque promove cultura aos nossos alunos, muitos deles vulneráveis e carentes. Outra importância da peça é que trata, também, o tema inclusão. Nós temos em nossas escolas muitos alunos de inclusão e isso faz com que os demais alunos aprendam a conviver e respeitar esses amigos que vêm com algum tipo de deficiência. Ficamos muito felizes com essa abordagem”, disse.

Debi Mayer, produtora de viagem do ‘Zum, Zum, Zum, A União Faz a Vida’, conta que o espetáculo surgiu há dez anos e que, agora, está retornando aos palcos das cidades percorridas com uma remontagem, com texto do autor Renato Mendonça, readaptado para as novas realidades, com cenário e elenco novos. “Estamos retornando neste ano com este espetáculo patrocinado pela Lei de Incentivo à Cultura, por meio de parceria com a Fundação Sicredi. Iniciamos este ano pelo Rio Grande do Sul, passamos por Santa Catarina e Paraná, mas vamos percorrer o Brasil inteiro. Estreamos nesta semana o trajeto pelo Estado de São Paulo e daqui a gente vai seguir viagem para os estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, e vamos finalizar o ano no Acre, em Cruzeiro do Sul, a última cidade em 2023”, contou.

No entanto, a produtora antecipa que, no ano que vem, o espetáculo retoma no início do ano letivo pelas regiões Norte e Nordeste do País, fechando, após, no Sudeste, pelo Estado de Minas Gerais. “Vamos passar por 110 cidades com este espetáculo. Não conseguimos contemplar todos os municípios, mas passaremos por um bom trecho, contemplando uma faixa ampla do Brasil com este projeto”, garantiu.

(Divulgação/Engenho da Notícia)

O ESPETÁCULO

Contando com quatro atores em cena, o espetáculo ‘Zum, Zum, Zum, A União Faz a Vida’ fala sobre união e cooperação. Conta a história de dois irmãos que precisam, juntos, se unir para derrotar a rainha ‘Mau-Mau’, e mostrar a ela que é sempre necessário cooperação e respeito, o que eles conseguem sempre com a ajuda das crianças. “É muito legal porque tem a interação delas, que são fundamentais para que eles consigam, então, mostrar para a rainha ‘Mau-Mau’ o que é cooperação e respeito. As crianças passam a ser atores em cena e é muito legal como elas realmente entram na história e ‘compram’ essa ideia de quê é preciso respeitar, estar junto”, concluiu a produtora Debi Mayer.

Na ocasião, Amanda Fantucci, analista de Desenvolvimento Social da Sicredi Dexis e uma das responsáveis pelo Programa A União Faz a Vida (PUFV), lembrou que, em Aguaí — uma das primeiras cidades no Estado de São Paulo a receber o PUFV —, toda a rede municipal de ensino participa do programa, que trata sobre cooperação e cidadania. “Trabalhamos esses valores e princípios com as crianças e adolescentes para quê, no final da jornada deles, quando tornarem-se adultos, sejam cidadãos mais cooperativos, humanos e solidários. E a peça ‘Zum, Zum, Zum, A União Faz a Vida’ trabalha exatamente isso, assim como programa, dentro de uma pedagogia ativa, de uma metodologia de projetos onde entendemos a importância de tirar o aluno de dentro da sala de aula para que ele vivencie além daquilo quê ele precisa aprender. É uma forma de aprendizagem diferente e o espetáculo vem para afirmar isso”, finalizou.

A apresentação também foi acompanhada pela equipe de colaboradores da agência Sicredi Dexis Aguaí, representada na pessoa de Julio Tetsuo Maruyama, gerente de Atendimento de Operações.

(Divulgação/Engenho da Notícia)

SOBRE O SICREDI

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 7 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Do total, 1,2 milhão de novas associações chegou nos últimos 12 meses — número que representa um crescimento de 14,6%. Por dia útil, uma média de 4,8 mil pessoas chegaram ao Sicredi no último ano. O aumento acompanha a expansão da instituição financeira cooperativa, que hoje está presente em todo o Brasil em mais de 1.800 municípios. Com 2.500 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando mais de 300 produtos e serviços financeiros.

SOBRE A SICREDI DEXIS

A Sicredi Dexis (novo nome da Sicredi União PR/SP) é uma cooperativa com 38 anos de história. Atualmente, a instituição financeira possui 112 agências espalhadas por 109 municípios atendidos na sua área de atuação: o norte e noroeste do Paraná, e as regiões centro e centro leste paulista, no interior de São Paulo. Atualmente, a Sicredi Dexis, maior cooperativa dentro do sistema Sicredi, conta com mais de 1.300 colaboradores e 400 mil associados — entre titulares, cotitulares e poupadores — que, como são sócios, têm participação nas decisões e resultados.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here