Jovens do PSDB local anunciam saída em massa

Por Marcelo Gregório
[email protected]

A quase um ano das eleições municipais, os bastidores da política de São João da Boa Vista seguem cada vez mais efervescentes. O ‘barulho’ da vez foi detectado no Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), com a provável desfiliação em massa de membros da Diversidade Tucana e Juventude.

O PSDB em São João reúne 400 filiados, segundo apurado pelo O MUNICIPIO. Deste volume, 70 deles, que integram a Diversidade Tucana e a Juventude, deverão deixar o partido para buscar novos ares na política sanjoanense. A justificativa é de que estariam insatisfeitos, há tempos, com o comportamento da cúpula.

Nota oficial: publicada em 2 de setembro na perfil oficial no Facebook (Reprodução/Juventude PSDB São João da Boa Vista)

MOTIVO DA SAÍDA

A ‘gota d’água’ para a decisão da saída, conforme relatado, ocorreu no dia 26 de agosto, ocasião em que os jovens tucanos e a comunidade Lgbtqia+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais, Qeer, Intersexuais, Assexuais) teriam sido excluídos da convenção partidária. “Não houve inclusão da Diversidade e da Juventude na convenção porque claramente querem manter o partido elitizado, como sempre foi, [e] para manter o partido exclusivamente sobre as asas de meia dúzia de pessoas. Neste aspecto não falamos nem de convocação legal e regimental, mas sim da consideração, ou falta dela, ao não ligar e convidar lideranças para participar da convenção”, explicou a jornalista e porta-voz, Anna Lima Krauss, ex-membro.

OUTRO LADO

A Comissão Executiva do PSDB afirmou à reportagem que, em março deste ano, o Diretório Estadual determinou aos Diretórios Municipais de cidades com até 500 mil eleitores que as convenções fossem realizadas até 26 de agosto. “Essa resolução foi amplamente divulgada na página oficial e redes sociais mantidas pelo PSDB a que todos os filiados têm acesso. Seguindo essa determinação, nosso Diretório agendou para o dia 26 de agosto — último dia — a sua convenção que teve seu edital afixado na Câmara Municipal de São João da Boa Vista, conforme estabelecido no Estatuto. Portanto, os afiliados realmente interessados e que participam da vida partidária desde março tinham conhecimento de que em agosto ocorreriam as convenções”, descreveu.

NOVOS MEMBROS

A Executiva reforçou que os membros eleitos durante a convenção já foram empossados. “O novo Diretório e demais cargos foram preenchidos por representantes dos mais diversos segmentos de nossa sociedade e que contemplam suas diversidades, quer religiosa cultura, de raça, gênero etc., permitindo diálogo constante com a população e movimentos sociais”, esclareceu.

INSATISFAÇÃO

Mesmo com as explicações da Executiva, a atitude teria desestimulado a continuidade dos dissidentes no PSDB de São João. Recentemente, em comunicado à imprensa, o grupo já havia exposto outros fatores os quais discordavam. “Esta atitude reforça a posição dos tucanos ‘cabeça branca’ e do seu pré-candidato à prefeitura em 2024, posição de não ouvir, não dialogar e centralizar tudo em grupo restrito de ‘coronéis’. O PSDB, em São João, deixou de ser um ser um partido e virou apenas uma legenda”, ressaltou Krauss.

SEM VOLTA

Inconformada, a porta-voz enfatizou que os membros de saída se dedicaram ao extremo, segundo ela, para o fortalecimento da sigla. “Nós sempre trabalhamos ativamente, militando nas campanhas, participando das convenções do partido a nível estadual e nacional, lotando ônibus até São Paulo [SP], Brasília [DF], lugares onde esses que hoje estão à frente do partido nunca fizeram questão de participar. Nos últimos 7 anos, a Diversidade e a Juventude é quem segurou as pontas do partido em São João”, concluiu a ex-tucana.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here