Por Bruno Manson
[email protected]
Antiga reivindicação de ativistas da causa animal, o Castramóvel chega nesta segunda-feira (15) em São João da Boa Vista. O serviço realizará cirurgias gratuitas de castração em cães e gatos até a primeira quinzena de junho. Neste período, o consultório veterinário itinerante percorrerá nove regiões da cidade para atender os animais.
Esta ação é desenvolvida pela Prefeitura de São João da Boa Vista, por meio do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal. Segundo a prefeita Maria Teresinha de Jesus Pedroza (União), a medida visa evitar a superpopulação de cães e gatos e também os casos constantes de abandono. A iniciativa partiu da vereadora Joceli Mariozi (PL), a qual vinha solicitando a realização deste serviço, uma vez que isso contribui para o bem-estar animal.

A apresentação do Castramóvel será na Praça Coronel Joaquim José, no Centro. Na terça e quarta-feira (16 e 17), o consultório veterinário itinerante estará na frente da Emeb ‘Antônio dos Santos Cabral’, no Parque dos Resedás, aonde uma equipe já iniciou o pré-cadastro de animais. Já na quinta-feira (18), o ônibus adaptado se deslocará para o bairro Santo Antônio, onde iniciará a castração de animais nesta região [confira o calendário completo].
IMPORTÂNCIA
Responsável pelo Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal, o médico-veterinário Willian Silva destacou que a castração, além de conter a superpopulação, também previne que os animais desenvolvam outras doenças. “No caso das fêmeas, as infecções uterinas, tumores e cistos ovarianos. No caso dos machos, o procedimento reduz a chance de ocorrência de hiperplasia da próstata e tumor testicular, além de diminuir o comportamento de marcação de território e reduzir a agressividade em alguns casos”, explicou.
CUIDADOS
Willian relata que os animais devem ter no mínimo quatro meses de idade para serem submetidos à castração. “Antes da cirurgia todos passam por uma avaliação para identificar algum problema de saúde que impeça a realização da cirurgia naquele momento. A castração é um procedimento cirúrgico e exige que o animal seja devidamente preparado com antecedência, incluindo jejum hídrico de quatro horas e alimentar de seis horas, indispensáveis para a segurança do procedimento que envolve anestesia geral”, detalhou o médico-veterinário.
COMO PROCEDER
Para passar seus animais pelo Castramóvel, os proprietários deverão fazer um pré-cadastro no Departamento de Proteção e Bem-estar Animal, situado na rua Antonio José Milan, nº 400, na Vila Rica. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. Na ocasião, o tutor deve apresentar comprovante de residência, CPF e RG, além de informar detalhes sobre o pet. Na ocasião será definido o dia e o horário da castração. Paralelamente a este serviço, também ficará disponível uma equipe na região demarcada no agendamento para facilitar o agendamento a população.
Para esclarecer dúvidas ou saber mais informações sobre o Castramóvel, basta mandar mensagem para o número (19) 99647-0203 (WhatsApp) ou ligar no telefone fixo (19) 3631-0306.
ZONA RURAL
Durante a sessão ordinária de segunda-feira (8), o presidente da Câmara Municipal, Carlos Gomes (PL), apresentou uma indicação solicitando a ampliação do atendimento do Castramóvel à zona rural de São João. O pedido foi encaminhado para o Poder Executivo, o qual deverá avaliar essa possibilidade. Segundo o edil, essa medida é de grande importância, devido ao número expressivo de cães e gatos na área rural sanjoanense.