Por Felipe Melo
[email protected]
O Festival Sanduba São João está chegando à sua 5ª edição. Considerado o maior evento gastronômico de lanches da região, terá início na próxima sexta-feira (28), com duração até 14 de maio.
Neste ano, o festival contará com 16 restaurantes participantes, sendo eles: Artesano Burger, Beirut!, Big Johnny, Canecão, Calçada Burger, Comidaria, Garden Gourmet, Hills Burger, Maria Tapioca, Paraki, Quintal, Simone Lemos Patisserie, Sr. Bauru, Tudo é Chocolate e Café, The Killaz e Villa.

A última edição ocorreu em 2019 e, depois de ser interrompido devido à pandemia da Covid-19, o evento, organizado pela Associação Comercial e Empresarial (ACE São João), retorna.
Após terem sucesso nas edições anteriores, a expectativa para a atual é bem grande como explica Candido Alex Pandini, presidente da ACE São João. “As anteriores se mostraram positivas e em 2023 a gente acredita que não será diferente. Desde do primeiro momento que conversamos com os participantes eles estão empolgados e preparados, eles sabem do grande movimento que os festivais gastronômicos trazem”, disse.
A expectativa positiva não parte apenas de Pandini, como também dos participantes, é o que relata Luis Eduardo Magalhães, proprietário do restaurante Maria Tapioca. “São as melhores, visto como funcionam os eventos. Não é a primeira experiência do estabelecimento, mas é a nossa primeira como gestor. Sempre consumi muito do evento nos anos anteriores como pessoa física e ficava ansioso para as datas de divulgação”, afirmou. Além disso, ele comenta também sobre a importância do festival. “É importante participar e não ficar de fora de um evento como esse em São João, tem o querer e a necessidade e queremos muito participar”, completou.
Cada restaurante deverá fornecer um combo contendo um lanche, uma bebida e até dois acompanhamentos. Sendo apenas um por estabelecimento. Magalhães apresenta os motivos da escolha do lanche ‘Arriégua’, do estabelecimento dele, para o evento. “Não era um lanche que tinha no cardápio, ele foi desenvolvido exclusivamente e especificamente para o Sanduba São João. Usamos a cultura nordestina como referência, os insumos nordestinos. Então, decidimos misturar a cultura de hambúrguer com a culinária do Nordeste. Arriégua é uma expressão nordestina de surpresa e foi por isso que colocamos este nome”, completou.
Visando ajudar a Santa Casa Dona Carolina Malheiros, a edição 2023 do Sanduba São João terá caráter filantrópico. A cada combo vendido nos estabelecimentos, R$ 1 será destinado à instituição.
Sobre o apoio à Santa Casa, o presidente da ACE discorre sobre como surgiu a ideia da entidade e da importância da ação. “Ela foi inicialmente pensada para a edição de 2020, mas, por conta da pandemia, o festival foi encerrado às pressas, então, deste período começou a ideia de ação filantrópica e arrecadação em prol da Santa Casa. De modo geral, será uma doação de toda a comunidade, vira um meio da população, além de consumir os pratos e favorecerem a economia dos restaurantes, elas também colaboram de forma social com uma entidade tão importante na cidade”, concluiu.
Pandini expõe a visão do restaurante na ação social. “É a parte mais legal do evento, é o momento em que os restaurantes da cidade se disponibilizam ou a colocarem seus melhores lanches, ou criarem novos pratos já sabendo desta função de ajuda. Acaba sendo bom em todos os sentidos e para todos que participam de alguma forma”, relatou.