‘A Diversidade Indígena’

Por Felipe Melo

Na data de 19 de abril é comemorado o Dia do Índio. Desta forma, o Departamento Municipal de Cultura de São Joao da Boa Vista, por meio do Arquivo Histórico Municipal, apresenta a exposição: ‘A Diversidade Indígena’.

Mostra: apresentação de peças dos povos originários é do Departamento Municipal de Cultura (Fotos: Divulgação/Prefeitura de São João)

A mostra é gratuita e já encontra-se aberta para a visitação do público no Centro Cultural Pagu, localizado à rua Benedito Araújo, 44 — Centro. A apresentação vai até o dia 28 de abril. Os horários para visitas são de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h às 16h30.

A exposição tem o intuito de mostrar ao público a importância dos povos indígenas em nosso cotidiano. Ela conta com o auxílio e orientação técnica do historiador e doutorando da Universidade de São Paulo (USP), Luis Pedro Dragão Jerônimo, e da chefe do Arquivo Histórico e do Museu, Maria da Glória Medeiros, além de toda a equipe dela.

Armarias: uma variedade de armas produzidas pelos indígenas está exposta no Centro Cultural

“Esta é mais uma comprovação do caráter multicultural de nossas ações, preservando as origens de nossa história, já que os povos indígenas merecem total respeito. Relembrar seus costumes é falar sobre a História do Brasil”, comentou a prefeita Maria Teresinha de Jesus Pedroza (União).

Com o vasto acervo do Museu Histórico e da parceria do sr. Antônio César, conhecido como Alemão das ervas medicinais da Praça da Catedral São João Batista, a mostra conta com objetos artesanais, armarias e ervas medicinais, além de textos que referenciam as influências dos povos indígenas a partir das palavras, objetos, folclore, remédios naturais, nomes e hábitos. Além de uma mensagem deixada pelo indígena Macsuara-Kadiwéu, da etnia Terena Kadiwéu do Pantanal Matogrossense, sobre a importância dos saberes dos povos tradicionais para a cultura brasileira.

Demais objetos: artesanais, exemplares presentes no cotidiano mostram influência dos índios