Morre Zé Lopes, figura folclórica de São João da Boa Vista

Da Redação

É com tristeza que informamos o falecimento do sanjoanense José Rezende Lopes, mais conhecido como Zé Lopes, na madrugada deste sábado (15), que residia no Santorini Residencial Sênior, em Águas da Prata.

O velório será em São João da Boa Vista, no espaço da Santa Casa, e o enterro, às 15h, no Cemitério São João Batista.

A equipe do O MUNICIPIO se solidariza com a dor dos amigos e familiares. Em 2017, Zé Lopes recebeu a reportagem do jornal para um bate papo especial.

Zé Lopes era político e pesquisador autônomo sobre a história de São João (Divulgação/Hediene Zara)

FIGURA FOLCLÓRICA

Zé Lopes, além de político e pesquisador autônomo sobre a história de São João da Boa Vista, era uma figura folclórica da cidade. Ele foi vereador na época em que não havia remuneração para o cargo.

Militante do Partido Comunista, foi preso e torturado durante a ditadura militar. Ao sair da prisão, continuou trabalhando na própria farmácia e formou-se em Direito.

FAMÍLIA

A falecida esposa de Zé Lopes é Maria José Gallo Lopes. Eles tiveram dois filhos, Alexandre Gallo Lopes e Atílio Eduardo Gallo Lopes, considerado o principal ator de teatro e bailarino da história local.

Atílio, no final da década de 1980, foi para a Inglaterra, onde foi aprovado na Lindsay Kemp Company, companhia teatral conceituada no Reino Unido. Ele faleceu em 1990, de uma doença que o surpreendeu em plena forma.

Zé Lopes passou, então, a fazer de tudo para preservar a memória do filho por meio do Teatro. Tanto que, há 33 anos, o festival amador de São João leva o nome de Atílio.

POESIA

Em outra frente de trabalho intelectual, Zé Lopes foi poeta. Mantinha em casa, na rua Oscar Janzon, dezenas de cadernos com escritos variados. Dizia-se adepto da ‘poesia desconstruída’, vertente do Modernismo, exercitada também por Pagu e Ferreira Gullar.

Quando se mudou para uma clínica, em Águas da Prata, os cadernos ganharam destino incerto.

INCÓGNITA SOBRE A IDADE

No começo do século passado, era comum que as famílias (principalmente as da zona rural) registrassem os filhos de uma só vez. Isso economizava custos de transporte e despesas cartorárias.

Zé Lopes dizia que foi registrado aos seis anos de idade, junto com outros irmãos. Então, sua idade oficial deve ser somada a este período. Ele faleceu neste sábado (15), aos 96 anos oficiais. Acredita-se que tinha, portanto, 102.

1 COMENTÁRIO

1. Zé Lopes polido e civilizado, transmitia a todos o seu conhecimento, junto com sua esposa Da. Zezé transmitiu boas maneiras, equilíbrio, afeto e estímulos positivos para a excelente formação dos seus filhos Atílio e Alexandre, agrupados com muitos companheiros como José Trafani, Assumpção Ribeiro, Dr. Durval, Dr. Jatir, Dr. Manoel Godoy, Ito Amorim, Nazareno Amorim, Renato dos Santos, Miguel Nicolau, João Viana, Sr. Gervásio e tantos outros, demonstrou o seu valor quando das ações solidarias e extraordinárias nos anos sessenta, em resistência ao autoritarismo da época. Ao querido amigo e colega Alexandre e todos os familiares os nossos sinceros e profundos sentimentos. Peco e família.