Indsat: qualidade de vida em São João tem a melhor avaliação

Por Bruno Manson
[email protected]

Baseada em critérios como renda, saúde e habitação, segundo definição da Organização Mundial de Saúde (OMS), a qualidade de vida de São João da Boa Vista registrou indicadores elevados nas pesquisas da Indsat, na categoria Cidade de Pequeno Porte (CPP).

Aprovada por 74,2% dos moradores entrevistados, o atributo alcançou a maior taxa de aprovação entre os serviços públicos avaliados na CPP, agradando a maior parte dos 400 moradores participantes do estudo. O resultado atual considera opiniões distribuídas entre 11,1% de ótimo e 63,1% de bom, superando os dados obtidos na última pesquisa de outubro de 2021, quando o segmento atingiu 64,7%.

Segundo o levantamento, a rejeição também aumentou no período, saindo de 3,8% em outubro de 2021 para atuais 4,3% em março deste ano. Foram registrados 2% de avaliações “ruins” e 2,3% de “péssimas”.

Pesquisa: problemas de São João também foram avaliados pelos entrevistados (Arquivo/Aldeia Criativa)

PONTUAÇÃO

Em geral, as avaliações como um todo da qualidade de vida de São João da Vista aumentaram nos indicadores da Indsat. A pontuação do atributo saltou de 743 pontos para 758 pontos, mantendo o alto grau de satisfação e o desempenho superior à média das CPPs, de 697 pontos no levantamento atual. Entre os cinco serviços públicos analisados na cidade, a qualidade de vida registrou a melhor avaliação, se classificando em 1º lugar na CPP em níveis de satisfação dos moradores.

PROBLEMAS

Como problemas apontados pelos entrevistados, alguns setores registraram descontentamento mais expressivo, ultrapassando 5% de representatividade. Entre eles, a saúde ocupa o primeiro lugar, com 29,3%, seguida de buracos nas ruas (10%), desemprego (9,5%), administração pública (7%), segurança (6%) e limpeza pública (5,8%).

No comparativo com outubro de 2021 alguns setores apresentaram mudança significativa, como é o caso do desemprego, que naquele ano registrou representatividade de 26,8% entre os problemas da cidade. Os demais serviços citados tiveram alta nos indicadores, como, por exemplo, a administração pública, que em 2021 representava 2,8% dos problemas de São João.

METODOLOGIA

A Indsat mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala: grau de excelência (acima de 800 pontos), alto grau (de 650 a 799 pontos), grau médio (de 500 a 649 pontos), baixo grau (de 350 a 499 pontos) e baixíssimo grau (de 200 a 349 pontos).

As cidades avaliadas são divididas em três agrupamentos populacionais: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porto (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.

Para classificação do número de habitantes de um município, a Indsat utiliza, como fonte de dados, as projeções populacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Fundação Seade. Para 2021, a previsão é de que São João da Boa Vista alcance 87.733 habitantes, portanto, o município é integrante das Cidades de Pequeno Porte.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here