SSP cria protocolo de atendimento para enfrentar o ‘golpe do amor’

Por Bruno Manson
[email protected]

A Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP) trabalha em um protocolo de atendimento para enfrentamento do chamado “golpe do amor”. De acordo com a Pasta, as polícias trabalharão integradas, com trocas de informações, para fazer frente ao sequestro que se inicia no ambiente virtual, nos aplicativos de relacionamento.

Ambiente virtual: criminosos utilizam aplicativos de relacionamento para aplicar golpe (Reprodução/ iStock/Getty Images)

O protocolo não foi detalhado para preservar o método de trabalho e inteligência policial, mas já apresenta resultados. Desde o início do ano, 58 sequestradores foram presos. Um dos objetivos das tratativas com os bancos é a ativação da localização durante a transferência via Pix.

O secretário Guilherme Derrite vem se reunindo com representantes das instituições bancárias, de sites e aplicativos de relacionamento para discutir medidas de segurança e prevenção contra as ocorrências envolvendo transações com o Pix desde o início do ano.

“Estamos diante de uma modalidade criminosa nova. Isso está no radar da SSP e é prioridade. Por isso, fizemos várias tratativas com instituições bancárias, das quais derivou nosso novo protocolo”, afirmou.

Derrite destaca que 70% dos sequestros que utilizam o Pix como método de extorsão começam com os aplicativos de relacionamento. Por isso, a iniciativa da criação de um protocolo.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here