Por Clovis Vieira
[email protected]
Na sexta-feira (31), o Centro Cultural ‘Boca do Leão’, localizado na Fonte Platina, em Águas da Prata (SP), promoverá mais uma edição do ‘Sarau do Leão’. O evento acontecerá às 19h, com a estreia do histórico piano Bechstein, fabricado em 1918, após 9 meses da restauração do instrumento. Na oportunidade, os jovens músicos João Pedro Censoni e Giovanni Alemi apresentarão ao público o som do piano restaurado.
Na mesma noite, também haverá o lançamento do livro ‘Difuso’, com poesias do escritor pratense Fernando Dezena. A entrada para este encontro é gratuita.

AOS CUPINS
Produzido na Alemanha, o piano Bechstein chegou àquele centro cultural em 2021. No mesmo ano, foi levado à Pianíssimo Piano, empresa paulistana especialista em restaurações. “Este é o instrumento musical mais icônico de São João da Boa Vista”, afirmou a diretora do ‘Boca do Leão’, Ângela Bonfante. “Foram muitos anos que o piano ficou sem cuidados, entregue aos cupins”, completou. A data de fabricação do instrumento foi revelada em número de série, durante a restauração.
De acordo com inúmeros registros e informações levantadas pelo historiador sanjoanense Antonio Carlos Lorette, supõe-se que o piano em questão tenha sido adquirido por representantes do extinto Centro Recreativo Sanjoanense (CRS), que foi um tradicional clube social da cidade, fundado em 1898. “Sua utilização era, basicamente, brilhar em recitais de pianistas famosos que visitavam a cidade naquela época”, disse Lorette.
O historiador informou, ainda, que uma das apresentações mais importantes em que aquele piano foi protagonista ocorreu o palco do Theatro Municipal, em junho de 1930, com o Conjunto Artístico do Maestro Villa-Lobos. Ao piano, esteve a esposa do maestro, Lucilia Guimarães Villa-Lobos, e a aluna dela, Anita Gonçalves. Mais tarde, em 1946, o piano Bechstein serviu ao segundo recital de Guiomar Novaes em São João da Boa Vista.