Educação: ranking coloca São João à frente de todas as capitais

Da Redação

Uma das aferições mais respeitadas no ramo de pesquisas sobre gestão pública acaba de colocar São João da Boa Vista (SP) na 40ª posição entre todos os 415 municípios brasileiros com mais de 80 mil habitantes, e na 28ª, com relação ao mesmo parâmetro da região Sudeste.

Organizado pelo Centro de Lideranças Públicas (CLP), o Ranking de Competitividade dos Municípios levantou dados sobre 65 indicadores, subdivididos em três dimensões: instituições, sociedade e economia. Esta foi a terceira edição do levantamento que é considerado uma extensão do Ranking de Competitividade dos Estados, que norteia ações públicas em todo o Brasil.

‘Acesso à Educação’: São João da Boa Vista galgou o 12º lugar no quesito (Reprodução/NSC Comunicação)

EDUCAÇÃO SUPERA TODAS AS CAPITAIS

De acordo com o estudo, desde o ano passado, quando a nova gestão municipal assumiu, São João subiu 14 posições no ranking geral. A pesquisa detalha as condições somente das cidades com mais de 80 mil habitantes, de acordo com a estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Embora apareça em 40º lugar no quadro (posição estabelecida pela média geral), a cidade tem vertentes que figuram em situação ainda melhor.

No quesito “Acesso à Educação” a cidade está em 12º lugar. No que diz respeito à “Qualidade da Educação”, as ações sanjoanenses garantem a 21ª posição para o município. Nenhuma capital brasileira tem índices melhores no eixo educacional.

“Estes números servem como resposta a críticas infundadas que nossas escolas receberam. Quero parabenizar o Departamento Municipal de Educação e todos os servidores municipais, bem como as demais instituições de ensino público, em todos os níveis de escolaridade, pois sei que a educação é uma engrenagem movimentada em diversas fases. Em pouquíssimo tempo, estamos colhendo os frutos do empenho deste grande trabalho em equipe, que coloca São João em destaque”, afirmou a prefeita Maria Teresinha de Jesus Pedroza (União) que, na próxima quarta-feira (21), inaugura a nova Escola Municipal de Educação Báscia (Emeb) Gastão Cardoso Michelazzo, no Recanto do Jaguari, com capacidade para 150 crianças.

Nesta semana, a prefeita também vistoriou as obras da nova creche do Residencial Nova União, da expansão da Emeb José Inácio Diniz (no bairro Alegre) e da nova escola do Senai, que está em fase final de construção, ao lado da Cidade das Artes.

Outro destaque no segmento da educação foi o estabelecimento, no começo deste ano, do Cursinho Popular Sanjoanense, que dá oportunidade de estudo para alunos de baixa renda que tentam uma vaga nas universidades. Esta iniciativa tem o apoio do UniFAE, do Instituto Federal, da Unesp e da Academia de Letras.

Os números do Ranking também trazem a situação de outras atividades da Prefeitura para a estrutura local. No quesito “Saneamento”, a cidade aparece em 38º lugar no ranking, posição galgada nesta ocasião em que a Sabesp anunciou quase R$ 9 milhões em recursos para a construção de uma estação de tratamento de lodo no município.
Quanto à estrutura de telecomunicações, São João é a 45ª, enquanto na inserção econômica, é a 59ª.

NA REGIÃO

No entorno de São João, outras três cidades foram pesquisadas, por terem mais de 80 mil habitantes. A mineira Poços de Caldas ficou em 77º lugar nas apurações. Seu saneamento é 55º no índice, enquanto suas telecomunicações estão em 14º e a inserção econômica é a 190ª.

Mogi Guaçu está na posição 108 do ranking geral. Saneamento (125º), telecomunicações (313º) e inserção econômica (132º) são índices em que os guaçuanos também estão abaixo dos sanjoanenses.

Já Mogi Mirim é a 108ª do ranking. Saneamento (108º), telecomunicações (218º) são índices nos quais aquele município fica abaixo de São João. Na inserção econômica, Mogi Mirim está na 20ª posição.

Os resultados completos foram divulgados nesta semana e podem ser conferidos no link: https://municipios.rankingdecompetitividade.org.br/