Por Bruno Manson
[email protected]
Alvo de queixas da população, a superlotação que tem ocorrido na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) tem preocupado a Prefeitura de São João da Boa Vista (SP). De acordo com informações do Departamento de Saúde, somente em agosto, 11.933 pessoas passaram pela repartição, o que dá uma média de quase 385 atendimentos por dia.
Conforme apurado, embora amenizada ao extremo pelas ações de vacinação e prevenção, a pandemia da Covid-19 ainda faz com que muitas pessoas procurem a unidade para testes de detecção da Covid-19. “É certo que o trabalho da municipalidade foi acertado e reduziu bastante os efeitos do vírus, já que não há sanjoanenses internados por esta patologia no momento. Mesmo assim, estamos passando, nas últimas semanas, por um aumento na procura do serviço, de pessoas com sintomas característicos de doenças respiratórias — como a gripe Influenza — e não por efeitos severos da Covid”, informou a Pasta.
PACIENTES DE OUTRAS CIDADES
Em meio a este grande número de atendimentos contabilizados, o levantamento aponta que 385 pessoas atendidas na UPA, no decorrer de agosto, são de outras cidades. Maioria deles é de três municípios vizinhos: 276 pacientes, de Águas da Prata; 55, de Vargem Grande do Sul; e 19, de Aguaí. A unidade também recebeu pessoas de Poços de Caldas (8), Espírito Santo do Pinhal (5), Jandira (4), Campos do Jordão (2), Jundiaí (2), Limeira (2), Ribeirão Preto (2), Santa Cruz das Palmeiras (2), Campinas (1), Casa Branca (1), Conchal (1), Divinolândia (1), Ferraz de Vasconcelos (1), Itobi (1), Jundiaí (1), Mogi das Cruzes (1), São Carlos (1), Santo Antônio do Jardim (1) e Engenheiro Coelho (1).
MAIS MÉDICOS
Diante desta situação, a Prefeitura de São João relata que ampliou o atendimento médico para sanar a situação. “As medidas foram tomadas, já que hoje a UPA conta com quatro médicos simultâneos em atendimento, algo que nunca ocorreu na história do serviço”, informou. “Essa situação de aumento de atendimentos que estamos passando é algo momentâneo, que em breve terá sua normalidade reestabelecida”, afirmou o Poder Executivo.
NA CÂMARA
Na noite de segunda-feira (29), a prefeita Maria Teresinha de Jesus Pedroza (União) participou da sessão ordinária na Câmara Municipal e comentou a respeito deste problema.
Na ocasião, ela revelou que pretende abrir a unidade do Jardim São Paulo até as 22h para atender os casos de sintomas gripais, concentrando as urgências e emergências na UPA.
SAIA JUSTA
Teresinha ainda falou sobre o grande número de pacientes atendidos de outras cidades, mencionando Águas da Prata e Vargem Grande do Sul. “É muita gente de fora vindo para ser atendida em São João, porque nas cidades deles não têm o serviço ou o serviço é ruim”, afirmou. A fala da prefeita causou alvoroço nos bastidores políticos. Diante da repercussão, ela gravou um vídeo retratando-se, e nele alegou que a intenção não foi criticar nenhum dos municípios citados.
CASO DE POLÍCIA
Em Vargem Grande do Sul (SP), o Posto de Pronto Atendimento (PPA) também tem sido alvo constante de queixas da população local. A unidade tem recebido um grande número de pessoas, gerando filas e demora no atendimento. Recentemente, até a Polícia Militar precisou ser acionada após um médico ter abandonado o plantão. O fato teve repercussão nas redes sociais, uma vez que havia crianças com suspeitas de Covid-19, aguardando há horas pelo atendimento, dividindo com idosos a mesma fila de espera.