Taça São João terá 53 equipes e mudanças na forma de disputa

Por Pedro Souza

A 22ª Taça São João UniFEOB de Futebol do Interior Paulista – Brasil, promovida pela Prefeitura de São João da Boa Vista e realizada pela Rick Eventos e Promoções, iniciará na quinta-feira (7), com jogos da primeira fase a partir das 8h e a cerimônia de abertura no mesmo dia, às 19h30, no Teatro Cidades das Artes.

A Taça completa 20 anos de realização em São João. Além de São Paulo, mais três estados confirmaram presença: Minas Gerais, Rio de Janeiro e Roraima. Ao todo, são 53 equipes confirmadas em quatro categorias: sub-12 (nove times), sub-14 (12 times), sub-16 (16 times) e sub-18 (16 times).

As finais estão programadas para acontecer na manhã de 11 de julho (segunda-feira), em local a definir.

Taça São João: categoria sub-16 do CSU/DER foi a última campeã sanjoanense, em 2018 (Garba MKT/Assessoria Taça São João)

MUDANÇA PROVISÓRIA

Desde 2017, a competição está instituída no calendário oficial de São João, a ser realizada no mês de janeiro, como tradicionalmente acontece. Porém, devido ao alto índice de casos da Covid-19 na cidade, a organização da Taça decidiu realizar a competição no mês de julho, aproveitando o mês de férias escolares, proporcionando a participação da maioria dos jovens. Em 2023 o torneio regressa ao mês original, provavelmente de 13 a 21 de janeiro.

“É a primeira edição fora do período normal, que tradicionalmente acontece em janeiro. Será um evento todo especial e remodelado, com menos dias e jogos mais rápidos. Será uma competição mais dinâmica”, disse o professor Edson Henrique Rosa, organizador da Taça São João.

NOVO FORMATO

A 22ª edição da Taça São João terá algumas mudanças nos tempos das partidas. Na fase de grupos, quartas de final e semifinal os jogos das categorias sub-12 e sub-14 acontecerão em dois tempos de 20 minutos; já do sub- 16 em dois tempos de 25 minutos; na categoria sub-18, dois tempos de 30 minutos.

Nas finais, o sub-12 segue jogando em dois tempos de 20 minutos; já o sub-14 em dois tempos de 25 minutos; o sub-16 em dois tempos de 30 minutos; e o sub-18 em dois tempos de 35 minutos.

ESTRUTURA

Quatro campos serão utilizados durante a competição: o Estádio Dr. Oscar de Andrade Nogueira (Esportiva), Estádio Municipal Dr. Octávio da Silva Bastos (CIC), Estádio Getúlio Vargas Filho (Palmeiras) e o campo do CSU/Durval.

As equipes estarão alojadas em 11 escolas municipais e serão responsáveis pela segurança, limpeza e organização dos espaços.

“A Taça já é tradição na cidade. No início do ano, com o aumento dos números de Covid-19 a data foi alterada, porém tivemos grande procura das equipes para participação, mesmo com concorrência de diversas competições no interior de Minas e São Paulo neste período”, comentou Marcelo Siqueira, diretor do Departamento de Esportes.

SÃO JOÃO NA TAÇA

São João da Boa Vista confirmou duas equipes na Taça São João Unifeob, o Time São João/CSU-DER e a Sociedade Esportiva Sanjoanense. Ambos em todas as categorias.
A Esportiva estreia em casa na quinta-feira (7). O sub-14, sub-16 e sub-18 encaram o Central/Extremo Norte (RR), a partir das 8h. O sub-12 joga no dia seguinte, também em seus domínios, às 8h, contra o Wolf’s Soccer Academy (SP).

Maior campeão sanjoanense da Taça com quatro títulos, o CSU estreia no CIC, na quinta (7). O sub-18, sub-16 e sub-14 enfrentam o Guaçuano (SP), a partir das 14h30, respectivamente. A categoria sub-12 estreia na sexta (8), às 13h30, também no CIC, contra o Grande Lance, de Santos (SP).

AVANÇO NO COMÉRCIO

De acordo com o presidente da Associação Comercial e Empresarial de São João da Boa Vista, Luis Fernando de Melo, a Taça São João é muito importante para a cidade, por mobilizar setores que vão desde hospedagem até alimentação. “O mês de julho reúne dois eventos que atraem visitantes de todo o estado e até do Brasil, com a Eapic e a Taça”, pontuou.

Segundo Melo, esse público na cidade é importante pois “injeta valores importantes na economia local, que mantém aquecido nosso setor de comércio e serviços”. Ele ainda ponderou que o evento esportivo auxilia a reforçar a imagem de São João da Boa Vista como um centro turístico.

“Além dos mais de mil atletas presentes, temos que considerar os familiares que prestigiam os jogadores. Esse é um público que aproveita tudo que nossa região pode oferecer no campo do turismo”, completou.

Artilheiro em 2015 é o novo reforço do Corinthians

Corinthians acertou a contratação do atacante Yuri Alberto. O atleta chega por empréstimo do Zenit, da Rússia, com contrato válido por um ano.

Defendendo o Zenit desde o início do ano, Yuri conquistou o campeonato nacional da temporada 2021/2022. O atacante também tem passagens por Santos, Internacional e seleções brasileiras de base nas categorias sub-17, sub-20 e sub-23.

Yuri Alberto foi artilheiro com 12 gols da 16ª Taça Internacional de Futebol (hoje Taça São João), em 2015, pela categoria sub-14 (foto em destaque).

Na ocasião, Yuri defendeu o campeão invicto daquele ano, o Defut, de São José dos Campos (SP).