Covid-19: faltosos da dose de reforço passam dos 21,1 mil

Por Ignácio Garcia

O número de faltosos para receber a dose adicional (reforço) de vacina contra a Covid-19 chegou a 21.166 na sexta-feira (13), de acordo com o Departamento Municipal de Saúde. De uma população de 92.315 pessoas, segundo estimativa de 2021 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o montante de cidadãos que deixaram de receber a dose de reforço corresponde a cerca de 23% da população sanjoanense.

Segundo a pasta, o público de faltosos coincide com a faixa etária de adultos jovens (20 a 59 anos). “É o grupo economicamente ativo, pois está trabalhando no mesmo horário da vacinação”, considerou Fábio Ferraz, diretor municipal de Saúde.

Carro da vacina: veículo voltará a atender trabalhadores do Distrito Industrial em breve (Divulgação/Departamento Municipal de Saúde)

Ele comenta que, para reforçar a importância da busca pela dose adicional e atingir esse grupo de faltosos, as equipes de profissionais e trabalhadores da Saúde da pasta reuniram-se, nesta sexta, para discutir e definir estratégias: tais como: retorno do carro da vacina no Distrito Industrial, busca ativa dos faltosos pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) -utilizando os carros de visitas domiciliares-, e também retornar com a vacinação aos sábados, no Centro Cultural UniFEOB. “Lembrando que estas estratégias serão para os atrasos da [vacinação contra a] Covid-19”, pontuou.

QUANDO COMEÇA

A imunização já acontece, como de costume, nas 13 UBSs da cidade, sempre das 8h às 16h. Todavia, a pasta já se programa para retomar a vacinação contra a Covid, no Centro Cultural, em ação prevista para o próximo sábado (21).

“Amanhã [neste sábado] não teremos por conta de organizar equipe e toda a logística. Mas sábado (21) que vem retomamos”, afirmou o titular da Saúde.

DENGUE

Na mesma reunião realizada pela manhã, o diretor de Saúde também tratou com os servidores acerca das ações para suspeita de Dengue. “Pois percebemos que a positividade da Covid está em torno de 30%. O que tem esses outros 70% que estão procurando os nossos serviços? Muito provavelmente, Dengue”, alertou.

Conforme o O MUNICIPIO apurou junto ao Departamento de Comunicação Social da Prefeitura, nestas duas primeiras semanas de maio, o Setor de Vigilância Epidemiológica registrou sete (7) notificações por Dengue, com três (3) confirmados –dois (2) autóctones e um (1) importado– e quatro (4) negativos.

De 1º de janeiro até esta sexta (13), o setor já totalizou 77 notificações, com 25 casos positivos –24 autóctones e um (1) importado–, 40 negativos, 12 inconclusivos e ao menos 70 já curados.

Separadamente, balanço do primeiro quadrimestre encaminhado à reportagem na segunda-feira (11) mostra elevação nas notificações (30 em abril, 12 em março, 12 em fevereiro e 16 em janeiro) e nos casos confirmados em abril (10), contra dois (2) em março, cinco (5) em fevereiro e outros cinco (5) em janeiro. Também houve 14 negativos em abril, sete (7) em março, seis (6) em fevereiro e nove (9) em janeiro.

Por conta dos números, a pasta pede que a população se conscientize e evite deixar água parada em qualquer tipo de recipiente.