Nery é o novo subcomandante da PM do Estado de São Paulo

Por Ignácio Garcia

O coronel Renato Nery Machado, professor de Direito Administrativo do Centro Universitário UniFEOB e também membro da Assembleia Geral da instituição, foi nomeado, em 27 de abril, subcomandante da Polícia Militar do Estado de São Paulo. A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) e assinada pelo governador Rodrigo Garcia (PSDB).

A promoção de Nery vem semanas após ele ter sido também promovido para coordenar Academia de Polícia Militar do Barro Branco, que é a escola de formação de oficiais da PM paulista. Antes, o coronel comandava a Polícia Militar da região de Campinas, a mais importante do interior do Estado.

Agora, o professor de Direito e coronel assume cargo de extrema responsabilidade, sendo o segundo homem com poder de decisão da Polícia Militar no território paulista.

Em São João: coronel Nery (ao centro) quando assumiu o comando do 24º BPM/I em 2017 (Reprodução/Arquivo Pessoal)

Nery revela que ficou feliz com o convite e agradece as manifestações que tem recebido de amigos e dos sanjoanenses em geral. O novo subcomandante também agradeceu o comandante-geral da PM, coronel Ronaldo Miguel Vieira, que o convidou para o cargo, e a Secretaria de Segurança Pública pela confiança.

A nova função dele é fundamental para a Polícia Militar, pois o subcomandante tem um papel na parte estratégica da corporação, no planejamento e desenvolvimento logístico.

Nery será o responsável, ainda, por administrar toda a área de licitações e tudo que é necessário à PM para que ela execute suas atividades, além da distribuição de efetivos, materiais, controle de disciplina, todos os aspectos de administração interna, entre outras demandas.

SANJOANENSE DE CORAÇÃO

Renato Nery Machado é nascido em Santos (SP), mas mudou-se com a família para São João da Boa Vista em 1982, onde reside até hoje. Pelos relevantes serviços prestados à cidade, Nery recebeu o Título de Cidadão Sanjoanense, outorgado pela Câmara Municipal.

CARREIRA NA PM

Em 1987, Nery entra para a Polícia Militar e forma-se na Academia de Polícia do Barro Branco. Em 1994, retorna para São João, como tenente, para trabalhar, permanecendo na cidade em atividade na PM até 2018.

Ainda no município, ele comandou a 1ª Companhia da Polícia Militar, que cuida do policiamento de São João e Águas da Prata, e comandou o 24º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I), que abrange São João e outros 15 municípios da região.

Depois, Nery foi comandar a PM da Região Metropolitana 6, na Grande São Paulo, de onde foi transferido para chefiar a PM da região de Campinas, a mais importante do interior do Estado.

Há algumas semanas, foi nomeado coordenador da Academia de Polícia Militar do Barro Branco, cargo que praticamente não assumiu, sendo agora nomeado subcomandante da PM paulista.

O PROFESSOR

Renato Nery Machado é formado em Direito pelo UniFEOB, em 2007. Fez pós-graduação em Direito Público e curso de extensão em Improbidade Administrativa.

Em 2012 e 2013 fez mestrado em Ciências Policiais, Segurança e Ordem Pública e, a partir desta data, começou a lecionar no curso de Direito do Centro Universitário, onde dá aulas de Direito Administrativo até hoje.

O reitor do UniFEOB, professor José Roberto Junqueira, comemora a nomeação de Nery para o Subcomando da PM e diz que é motivo de muito orgulho para a instituição. “Além de ser nosso professor há mais de 10 anos, o Nery é membro da Assembleia Geral da[o] UniFEOB e muito querido por todos aqui da instituição. Uma reserva moral, referência para nós e ficamos felizes com esse momento que ele vive”, afirmou o reitor.