Inauguração de novo posto de saúde é remarcada para junho

Por Bruno Manson

A Unidade de Saúde ‘Dr. João Batista Nogueira Bueno’, na Vila 1º de Maio, teve a data de inauguração redefinida. De acordo com informações da Prefeitura de São João da Boa Vista, a previsão é que o posto inicie o atendimento ao público no final de junho.

Inicialmente, a previsão era que o espaço fosse inaugurado em dezembro do ano passado, porém, isso não foi possível na época e a data acabou mudando novamente, sendo programada para maio, junto com as comemorações de aniversário do bairro.

Unidade Básica de Saúde: adiada mais uma vez, inauguração do novo posto do bairro está prevista para o final de junho (Arquivo/Prefeitura de São João)

Conforme apurado, o prédio físico está pronto, porém, os equipamentos e materiais necessários para o funcionamento da unidade estão em processo final de compra, através dos processos licitatórios. “Infelizmente a pandemia atrasou os recursos financeiros. Eles tiveram que ser todos alocados para o uso da pandemia”, explicou o diretor Fábio Ferraz, responsável pelo Departamento de Saúde.

Segundo o diretor, a alta de casos do novo coronavírus fez com que a administração municipal priorizasse as ações de enfrentamento da doença. “A gente ficou sem recursos para equipar, pois a estrutura física é só um ponto. É preciso mobiliar, comprar computadores e todos os equipamentos necessários para uma Unidade de Saúde. E o terceiro passo é contratar a equipe que vai atender”, detalhou.

CRONOGRAMA

Em meio a estes imprevistos, Ferraz afirma que a expectativa é, até junho, encerrar o Mutirão de Catarata que será realizado nesta Unidade de Saúde e iniciar o atendimento normal à população.

“O Departamento de Saúde entende e compartilha da vontade da população local em inaugurar o mais breve possível a Unidade de Saúde, porém devemos primeiramente pensar em garantir um atendimento digno e de qualidade para que todas as necessidades da população da Vila 1º de Maio sejam totalmente atendidas”, destacou.