Mais de 21,5 mil estão sem dose adicional contra a Covid

Por Ignácio Garcia

Levantamento recente feito pelo Setor de Vigilância Epidemiológica, órgão do Departamento Municipal de Saúde, mostra que 21.593 pessoas aptas a tomarem a dose adicional de vacina contra a Covid-19 ainda não compareceram nos locais indicados pela Prefeitura de São João.

O número de faltosos corresponde a todas as faixas etárias em que o reforço está recomendado e representa taxa de 23,4% de ausentes de um universo de 92.315 habitantes sanjoanenses, de acordo com estimativa de 2021 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segunda dose: 2.077 cidadãos não retornaram para tomar o imunizante CoronaVac (Reprodução/Via Google)

E não para por aí. Segundo a Pasta, embora em menor quantidade, ainda há os faltosos de segunda dose: 5.113 cidadãos não foram tomar um dos imunizantes disponíveis.

Separadamente, 2.077 pessoas estão sem a segunda porção da CoronaVac, 1.842 da Pfizer, 814 da AstraZeneca e 380 crianças ainda não retornaram para a dose pediátrica da Pfizer.

4ª DOSE PARA IDOSOS

Acerca da quarta dose, está indicada, neste momento, para idosos acima de 80 anos que já tenham completado quatro meses da terceira dose.

“E continuamos fazendo a quarta dose para as pessoas com alto grau de imunossupressão. Os próximos públicos não temos como informar, pois ainda não recebemos esta informação do Estado [de São Paulo]”, informou Misleana Vilela, servidora do Setor de Vigilância Epidemiológica.

Segundo a Pasta, a quarta dose, assim como as demais vacinas contra a Covid-19, está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. Apenas o imunizante Pfizer pediátrico está centralizada em três pontos: UBS Bairro Alegre, e Unidades de Saúde da Família (USFs) Santo Antonio e Azaleias.

De acordo com o Setor, os horários de imunização continuam das 8h às 16h em todas as Unidades de Saúde. Aos sábados, das 8 às 12h, no Centro Cultural UniFEOB, à rua Riachuelo, nº.: 571 – Centro.

VACINÔMETRO

Dados do vacinômetro, fechados pelo Departamento Municipal de Saúde na quarta-feira (23), indicam que 86,2% da população sanjoanense estão com o ciclo vacinal completo (duas doses), sendo 87.385 pessoas com a primeira dose, 79.595 com a segunda – ou dose única – e 49.018 com a dose de reforço (adicional). Outras 212 pessoas já foram vacinadas com a quarta dose.