Instituições de ensino esperam mais de 10 mil alunos este ano

Por Bruno Manson
[email protected]

As instituições de Ensino Superior já estão preparadas para o início das aulas em São João da Boa Vista. De acordo com o levantamento realizado pelo O MUNICIPIO, 10.170 estudantes são esperados para este ano letivo.

O Centro Universitário UniFAE receberá o total de 3.400 alunos neste mês. As turmas de Medicina iniciam os estudos na segunda-feira (7). Já os demais cursos terão atividades (presenciais e online) de acolhimento, nivelamento e formação entre os dias 7 a 11. Cada um deles terá uma programação própria. As aulas para os cursos noturnos e Odontologia começarão no dia 14.

Com a pandemia, a instituição está repaginada para oferecer um ambiente limpo, seguro e confortável. Além de solicitar o uso de máscara e álcool gel, o UniFAE recomenda aos universitários e docentes para que acessem o Protocolo de Segurança e Saúde para Atividades Acadêmicas, disponível no site do UniFAE.

Paralelo a isso, o Centro Universitário ampliou o programa de acolhimento e atendimento psicopedagógico para estudantes, bem como a formação de grupos de apoio.

IFSP: campus São João espera receber 1.370 estudantes a partir de 16 de fevereiro (Reprodução/IFSP)

UNIFEOB

Neste domingo (6), o Centro Universitário UniFEOB realizará um vestibular presencial para vagas remanescentes. O início das atividades letivas será dia 14 para todas as turmas.

A instituição espera receber 5.000 alunos e a previsão é de que as aulas e demais atividades sejam 100% presenciais, seguindo os protocolos de distanciamento físico e segurança, bem como todas as orientações sanitárias de controle da pandemia.

FESJ

A Faculdade de Engenharia da Unesp de São João da Boa Vista (FESJ) está se preparando para o retorno das atividades presenciais e espera receber 400 estudantes. Com base nos indicadores acompanhados pelo Comitê Covid Local, a instituição tem a perspectiva de que toda a comunidade acadêmica retorne presencial e integralmente às atividades em 19 de março. Para isso, a faculdade tem investido na divulgação dos protocolos de monitoramento e rastreamento da saúde de todos que adentram no campus por meio de aplicativo desenvolvido para rastrear e acompanhar casos gripais e/ou Covid-19 na comunidade. Somado a este cuidado preventivo, a FESJ está alicerçada na legislação que exige esquema vacinal completo de todos os alunos neste retorno e o cumprimento das medidas de prevenção para combate à pandemia.

INSTITUTO FEDERAL

O campus São João da Boa Vista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) inicia as aulas no dia 16 para todos os cursos e espera receber 1.370 estudantes. Caso o retorno seja totalmente presencial e, considerando os matriculados nos cursos presenciais, a previsão é de 240 alunos no período matutino; 290 no período vespertino e 600 no período noturno. A instituição ainda está em processo de rematrícula, bem como de matrícula dos cursos técnicos do período noturno. Além disso, em março, há previsão também de mais 240 ingressantes dos cursos superiores.

A previsão é para o retorno totalmente presencial das aulas, conforme determinação da Portaria 620/IFSP. As adequações necessárias já estão sendo realizadas, caso os indicadores futuros apontem para um regime de alternância de atividades presenciais.
O retorno presencial seguirá os cuidados e orientações do Protocolo de Biossegurança do IFSP. No dia 15, às 19h, será realizada uma reunião com estudantes e responsáveis para tratar o assunto. Mais informações poderão ser acessadas no site www.sbv.ifsp.edu.br, na Seção ‘Painel de Informações Covid-19’. Nesta página há um formulário para encaminhamento de comprovante de vacinação pelos estudantes, com prazo para envio até às 18h do dia 15.

A partir de segunda-feira (7) será obrigatório para toda a comunidade (servidores, alunos, terceirizados e público em geral) a apresentação de comprovante de vacinação ou teste negativo para Covid-19, para acesso à escola. As dúvidas poderão ser encaminhadas ao e-mail sb[email protected]

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here