Eleito, novo diretor-geral do Instituto Federal buscará inovação no campus

Campus: será dirigido por Diego Cesar Valente e Silva (no detalhe) a partir de abril de 2021 (Fotos: Divulgação/IFSP/Arquivo Pessoal)

Diego Cesar Valente e Silva foi eleito novo diretor-geral do campus São João do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), com 214 votos, o que representa 41,60% deste total. Valente e Silva assumirá o cargo por quatro anos, de abril de 2021 a abril de 2025, no lugar de Eduardo Marmo Moreira, atualmente no cargo. O prazo para interpor recurso terminou na quinta (15) e o resultado final divulgado pela Comissão Eleitoral Central na sexta (16).

Já Menoti Borri, o outro candidato, obteve 126 votos (29,41%), em eleição ocorrida de maneira virtual, inclusive com campanha realizada nas mídias sociais, por contatos telefônicos, transmissões ao vivo abertas ao público e rodas de conversa.

Ainda do total de votos computado, votaram em Valente e Silva 146 alunos, 39 professores e 29 técnicos administrativos do campus. Para Borri foram 76 votos de discentes, 30 de docentes e 20 de técnicos administrativos.

“Houve uma preocupação com o respeito ao servidor e ao estudante, assim como com a imagem da nossa Instituição para com a comunidade externa. Tal atitude é fundamental haja visto o ‘calor’ que ocorre nesses momentos de disputa”, disse Valente e Silva.

Segundo o novo diretor-geral, a campanha foi tranquila e honesta, dentro do esperado. “Fomos aguerridos, convictos e preparados para representar dignamente o projeto que construímos a muitas mãos para transformar e desenvolver nosso campus democraticamente, por meio da participação e respeito mas, principalmente, nosso projeto foi voltado para o resgate do protagonismo no ensino, pesquisa e extensão, fundamentado em oportunizar para a comunidade local e regional, aquilo que somos de melhor: somos uma instituição federal, paulista, reconhecida pela excelência no ensino, pesquisa e extensão, pública, gratuita e de qualidade”, ressaltou o diretor-geral eleito.

Um ponto fundamental que ele enfatizou é o de que a inovação é o principal fundamento prático de gestão e, para isso, irá utilizar o que há de mais eficiente e atual no âmbito da Governança Pública, conforme orienta o Tribunal de Contas da União.

PONTOS INOVADORES
Dentre vários pontos inovadores de Gestão e Desenvolvimento, o diretor-geral eleito destacou o Hotel de Projetos, que irá alinhar estrategicamente o campus São João do IFSP junto aos setores econômicos locais e regionais, por meio de uma força-tarefa que unificará a interface entre o ensino, pesquisa e extensão, para incentivar parcerias, a criação de Empresas Junior, o aumento de oportunidades de estágio e emprego para nossos estudantes.

“Outro ponto será o orçamento participativo, que por sua vez tornará transparente e participativo todo investimento e manutenção do nosso campus. E, por fim, o nosso planejamento estratégico, que pela primeira vez será construído e irá nortear nossos passos, garantindo o melhor caminho para nossa instituição e o melhor: com a participação de todos”, disse.

Diego aproveitou a ocasião para agradecer a todos que acreditaram na sua proposta. “Fomos vencedores nos três seguimentos do nosso campus – estudantes, docentes e técnicos administrativos-, mostrando que a nossa proposta unificará toda a comunidade do IFSP de São João da Boa Vista em uma Instituição forte e que assumirá posição de destaque na educação local e regional”, finalizou.

SEGUNDO TURNO PARA REITOR

Para o cargo de reitor do campus São João do IFSP haverá segundo turno, entre os candidatos Silmário Batista dos Santos e Wilson de Andrade Matos, os dois primeiros colocados no 1º turno.

Santos obteve 23,69% de votos, enquanto Matos contabilizou 16,90%.
O segundo turno ocorrerá no dia 26 de outubro, segunda-feira, a partir das 12h, com encerramento na terça (27), às 12h. Em caso de empate, deve-se utilizar os critérios elencados no código eleitoral.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here