Grupo estuda restauração de áreas incendiadas na região

Cinzas: Serra da Paulista está entre as áreas mais atingidas pelo fogo na região sanjoanense (Divulgação/Vouddrone)

A Associação Entre Serras Vulcânicas realizou na semana passada uma reunião virtual com presidentes de instituições civis e grupos voluntários para debater ideias e ações de restauro, preservação, conservação e legislação ambiental das áreas danificadas pelos incêndios ocorridos recentemente em São João da Boa Vista e Águas da Prata.

O encontro reuniu integrantes das seguintes instituições e órgãos: Associação Entre Serras Vulcânicas, Associação dos Amigos do Caminho da Fé, Associação Bikers Mogiana, Associação Comercial e Empresarial de São João da Boa Vista (ACE), Núcleo de Mulheres Empreendedoras, Grupo Escoteiro Curupira 99, Grupo Escoteiro Rainha das Águas 403/SP, Projeto Prata Florida, ONG Planeta Plantar e ainda o Conselho Municipal de Meio Ambiente de Águas da Prata e o Departamento de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento de São João da Boa Vista.

Durante o encontro virtual, as entidades participantes mostraram suas capacidades e ideias para compor um programa global e sincronizado de recuperação das áreas afetadas. Diante disso, um documento em forma de planilha, com todas as ações necessárias, já está sendo gerado para agregar estas e outras iniciativas, além de instituições, na perspectiva de não desperdiçar esforços.

AÇÕES

As regiões atingidas estão dentro da esfera pública e particular, sendo compostas por Mata Atlântica, cerrados, campos de altitude e áreas de transição. Diante disso, o encontro definiu que será necessária muita atenção de biólogos e técnicos especializados, os quais orientarão a todos os participantes da ação no cultivo de mudas nativas, na oferta de recursos financeiros, na educação ambiental, bem como nas brigadas, plantios autorizados, entre outras atividades.

Conforme apurado, o grupo aguarda que em uma semana já iniciem as primeiras ações, feitas a partir de diagnósticos.

ENTRE SERRAS

Fundada em 2019, a associação tem trabalhado para catalogar, organizar e capacitar os empresários do setor turístico de São João e de Águas da Prata. O nome escolhido pelo grupo vem das serras remanescentes de um vulcão – situado na atual cidade de Poços de Caldas (MG). Essas “serras” possuem enormes atributos paisagísticos, históricos e culturais, capazes de atrair e encantar turistas do País e do exterior. Por meio desta união empresarial pretende-se enaltecer ainda mais a vocação turística de toda a região.

E O FOGO CONTINUA

Na segunda-feira (28) mais uma queimada foi registrada em São João. O fogo ocorreu nas proximidades do novo Pátio Centralizador de Serviços, atingindo a área que abrange as pistas de mountain bike e motocross e aeromodelismo. Devido às proporções das chamas, alguns sitiantes tiveram que fazer aceiros para evitar que as labaredas se alastrassem ainda mais. O incêndio foi controlado por meio de uma ação conjunta envolvendo as equipes do Corpo de Bombeiros, Prefeitura de São João e Polícia Militar Ambiental.

De acordo com o site de meteorologia Climatempo, a previsão da temperatura para esta quarta-feira (30) é a mínima de 17°C e máxima de 36°C. Além do calor intenso, o índice de umidade do ar previsto pode variar entre 18% e 62%.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here