Instituições de ensino superior elaboram protocolos de retorno

Máscaras: uso de acessório continuará como medida obrigatória dentro das instituições de ensino (Reprodução/Internet)

Quatro das principais instituições de ensino superior de São João – UniFEOB, UniFAE, Unesp e Instituto Federal – já preparam protocolos de retomada gradual das atividades presenciais. A maioria delas suspendeu, em meados de março, todas as aulas (graduação e pós-graduação), bem como aquelas que demandavam aglomerações, ficando mantidas aulas a distância aos seus alunos.

O UniFEOB, por exemplo, conseguiu virtualizar com rapidez e eficiência as aulas em março, mantendo o calendário, conforme foi programado no início do ano. “Dessa forma, a gente inicia as férias em julho, como estava previsto, e retoma as atividades no modelo virtual em 5 de agosto. A expectativa nossa é que voltássemos com algum tipo de presencialidade em agosto, mas, pela determinação do protocolo estadual, obviamente que vamos cumprir e seguir e retomamos as atividades presenciais dia 8 de setembro”, disse o reitor João Otávio Bastos Junqueira.

Segundo ele, mesmo durante o período de suspensão, o Centro Universitário vem preparando protocolos de retorno, de transporte, de higienização – das pessoas e dos ambientes –, de distanciamento, uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) como máscaras, desinfecção das mãos, de sapatos etc.

“É um protocolo muito abrangente, cuidadosamente feito a várias mãos, levando principalmente três aspectos: a saúde das pessoas em primeiro lugar; a possibilidade de cumprimento de toda a programação realizada anteriormente, quer seja a forma e conteúdo no modelo virtual e a forma prática no retorno das atividades; e, por fim, que a gente continue cumprindo o calendário para que, ao final do ano, todos os nossos alunos tenham cumprido o ano letivo, não adiando seus sonhos, suas programações, enfim… que a gente passe 2020 com dificuldades, evidentemente, mas que a gente consiga chegar ao final do ano com valor integrado para os nossos estudantes”, concluiu.

Já o UniFAE projeta a volta paulatina para agosto. “O UniFAE está se preparando para a retomada gradual das aulas a partir de agosto, mas respeitando as orientações de todas as instâncias governamentais, garantindo a segurança de todos, gestores, colaboradores, professores e alunos”, informou a reitora do Centro Universitário, professora doutora Maria Helena Cirne de Toledo.

UNESP
De acordo com o professor Jozué Vieira Filho, coordenador Executivo do campus São João da Universidade Estadual Paulista ‘Júlio de Mesquita Filho’ (Unesp), a unidade aprovou o retorno das aulas de graduação totalmente online a partir do dia 22 de junho e a retomada de atividades presenciais dependerá da administração central.

“Nesse sentido, existe um Comitê central na Unesp que acompanha a situação da pandemia e que vem elaborando um plano de retorno às atividades presenciais, de maneira parcial em um primeiro momento, considerando as recomendações do Estado de São Paulo e dos municípios onde a Unesp tem unidades. O dia 8 de setembro anunciado pelo governador é uma referência importante e devemos nos preparar para o retorno, mesmo que parcial, mesmo com incertezas”, disse Vieira Filho.

IFSP
Eduardo Marmo Moreira, professor e diretor-geral do campus São João do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), diz que, neste momento, a Instituição trabalha junto à comunidade escolar, para uma possível retomada das atividades educacionais, considerando as novas orientações de convívio social.

Segundo ele, os coordenadores e professores estão envolvidos em estudos e capacitações para uma melhor adaptação aos recursos tecnológicos visando uma continuidade dos estudos, utilizando as plataformas para educação a distância.

“Mesmo essa ação para ser retomada, precisa de autorização da Reitoria e dos Conselhos competentes. Caso se concretize o retorno às aulas de forma presencial no Estado em setembro, aguardaremos orientações da Reitoria do IFSP neste sentido”, afirmou.
Moreira informa, ainda, que o campus São João atua em várias frentes relacionadas ao enfrentamento da pandemia, como produção de álcool em gel e face Shields (máscaras faciais protetoras). A Direção estuda, também, ações em conjunto com as coordenadorias do campus e a reitoria, para viabilizar estruturas tecnológicas com objetivo de atender alunos que possam ter dificuldades no acesso ao EaD (Ensino a Distância).

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here