
São João da Boa Vista tem 19 casos confirmados da Covid-19 e uma morte registrada na cidade na última quinta-feira (23), além de três que morreram no fim de semana, todos de Aguaí, e que estavam internados na Santa Casa Dona Carolina Malheiros.
A situação, porém, não tem sido vista como grave por alguns moradores. A reportagem verificou uma grande quantidade de fotos na internet durante a última semana com reunião de amigos, em festas, passeios e caminhadas na avenida Durval Nicolau (Mantiqueira).
Alguns, inclusive, zombaram do período em que o Brasil e o mundo vivem, utilizando legendas como “Quebrando a quarentena”.
Um perfil foi criado no Instagram, chamado d “Vacilo Covid São João”, com o objetivo de expor quem tem descumprido o isolamento.
Na primeira publicação do anônimo, os atingidos zombaram dizendo que se reuniriam novamente para um churrasco. Depois, o perfil foi excluído.
A média de isolamento social em São João da Boa Vista foi de 55% na última semana.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta, além do isolamento, um distanciamento, ou seja, respeitar uma distância de 1,5 m de uma pessoa para outra. O que não tem acontecido.
A pessoa que sai de casa, não por necessidade, mas por lazer se coloca e coloca os outros em risco, e, ao retornarem para a residência, podem ameaçar os familiares.
São João tem um exemplo na Santa Casa Dona Carolina Malheiros. Dois pacientes de Aguaí estão internados, pai e filho. A reportagem apurou que um teria passado para o outro em um churrasco na cidade vizinha.
COMÉRCIO
Alguns estabelecimentos também têm desobedecido o decreto de quarentena.
Lojas e salões de beleza continuam atendendo às escondidas. A reportagem tem conhecimento de, no mínimo, seis estabelecimentos do tipo.
Leitores denunciaram que foram contatados por profissionais de beleza oferecendo os serviços, mesmo com a proibição, em casa ou no próprio salão.
AULAS
Alguns profissionais de educação física têm aproveitado a oportunidade para darem aulas em casa.
A Sociedade Esportiva Sanjoanense também tem uma iniciativa dessa, o “rubro-negro ativo em casa”, com alto alcance de audiência.
Porém, a diretoria tem feito alguns profissionais irem até a sede para aulas online.
Isso faz com que esses funcionários saiam de suas casas e entrem em um ambiente fechado, com partículas de suor espalhadas por diferentes pessoas e não respeitem a distância mínima.
Essas observações podem ser feitas por qualquer um que tenha acesso aos vídeos do clube nas plataformas digitais.
Questionada, a Esportiva disse que “trabalha dentro da lei, obedecendo aos decretos governamentais e municipais que, em momento algum, proíbem este tipo de produção, feita no horário do expediente dos profissionais, sem qualquer risco aos envolvidos”.
O clube afirmou ainda que os profissionais não têm utilizado máscaras somente enquanto falam com o público, “assim como fazem as autoridades do governo e diversos artistas, em suas apresentações, discursos e lives”.
A Esportiva não explicou sobre a proximidade dos profissionais, o ambiente fechado e nem se há alguma penalização para o funcionário que não desejar ir até lá.
O clube reforçou que continuará com a agenda.




