
O programa ‘A União Faz a Vida’ (PUFV) formou 89 professores da rede municipal de ensino em Espírito Santo do Pinhal (SP) durante evento que reuniu cerca de 100 pessoas no espaço Santa Luz Eventos, localizado à rua Professora Giacomina de Felipe, na noite desta quarta-feira (6).
Principal iniciativa de responsabilidade social da Sicredi União PR/SP, o ‘A União Faz a Vida’ é uma parceria entre a instituição financeira cooperativa e a Prefeitura Municipal, por meio do Departamento Municipal de Educação. Na cidade da região Centro Leste Paulista, o PUFV já beneficia 1.118 alunos do ensino fundamental de cinco escolas.
A cerimônia de lançamento e formatura do Programa contou com a participação dos professores capacitados, autoridades municipais, entre elas o prefeito Sérgio Del Bianchi Junior (PSD) e a secretária municipal de Educação Marilda dos Santos Miglinski; o presidente da Câmara Municipal, José Gilberto Viola; vereadores; além da orientadora pedagógica do Ensino Fundamental e coordenadora local do programa, Angélica Bordigone; e Leandro Moura, gerente-geral da agência Sicredi União PR/SP em Pinhal.

Segundo a secretária de Educação Marilda dos Santos Miglinski, o Programa ‘A União Faz a Vida’ é a realização de mais um sonho. “Ele possibilitou, por meio da metodologia de projetos, que acrescentássemos às nossas práticas pedagógicas vivências inovadoras, como a expedição exploratória. Ao final de cada tema desenvolvido, pudemos observar olhares de nossos alunos mais críticos e atitudes cidadãs de maior solidariedade e cooperação, valores imprescindíveis a uma nação e a um futuro melhor”, disse.
“Através das formações e desenvolvimento dos trabalhos nas escolas, obtivemos uma nova visão sobre metodologia de projetos, onde através de boas perguntas nos são reveladas grandes respostas, através da imaginação, exploração e experimentação dos alunos, criando assim novas possibilidades e novas descobertas”, afirmou a coordenadora local do programa, Angélica Bordigone.
Para o gerente-geral Leandro Moura, o programa vem de encontro aos princípios de transformação social promovidos pela instituição financeira cooperativa. “Sem a força da prefeitura, por meio da Diretoria de Educação, não conseguiríamos atingir este objetivo. E é como gostamos de fazer: sempre juntos. Nós da Sicredi temos uma essência cooperativista, permeada por valores, inclusive os educacionais, e assim colaboramos por uma sociedade mais justa”, disse.

PALESTRA
A ocasião foi marcada ainda pela palestra de Emília Cipriano Sanches, professora e doutora em Educação e mestre em Psicologia da Educação pela PUC-SP. “A União Faz a Vida é muito importante para educadores e alunos. A educação infantil saiu do anonimato, da não existência enquanto política pública para ocupar o espaço que ela ocupa. E o educador da infância tem que ser valorado profundamente. E aí vem o papel fundamental que a Sicredi tem. Quando começa o programa na educação infantil, está valorizando seus profissionais, as crianças desse País, as famílias dessas crianças e, em especial, uma rede pública”, destacou Emília.
PROGRAMA
‘A União Faz a Vida’ é a principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi, que há mais de 20 anos atua na educação, promovendo a cooperação e a cidadania por meio de práticas que desenvolvam o empreendedorismo, a solidariedade, o diálogo, a justiça e o respeito à diversidade, contribuindo com o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens.

SOBRE O SICREDI




