
A morte de um ciclista em Poços de Caldas (MG) reacendeu o debate a respeito de uma ciclovia. Conforme apurado, Mario Guazzelli foi atropelado por um carro na manhã de sexta-feira (18) enquanto pedalava pela rodovia BR-267, próximo ao Marco Divisório.
De acordo com a Polícia Rodoviária, ele passava pelo local por volta das 10h30, quando foi atingido pelo veículo. O motorista do automóvel parou para prestar socorro e aguardou a chegada da polícia e da ambulância. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) esteve no local, mas a vítima não resistiu aos ferimentos e faleceu.
A Associação de Ciclistas de Poços de Caldas se manifestou a respeito do ocorrido e, por meio de uma nota, prestou suas condolências aos familiares e amigos. O fato também chamou a atenção do advogado Rui Souza, presidente da associação Bikers da Mogiana, o qual também manifestou pesar nas redes sociais.
RELEMBRE
A ciclovia entre São João da Boa Vista a Águas da Prata pelas margens da linha férrea foi incluída no novo Plano Diretor por meio de emenda aprovada pela Câmara Municipal em agosto deste ano. Com isso, a construção deste empreendimento passou a ser determinada por lei.
Souza foi um dos responsáveis para que a obra fosse incluída no projeto. Na primeira audiência pública organizada pelo Legislativo sanjoanense, em março de 2018, o advogado fez o pedido aos vereadores, tendo sua solicitação acatada e inserida no documento.
“Temos uma massa de ciclistas que merece essa ciclovia e existe grande movimentação econômica ao se falar de ciclismo na cidade, pois há muita compra de bicicleta e todos os acessórios de segurança necessários. Além disso, diversos ciclistas de outras cidades do Brasil se hospedam em São João para dar início ao famoso Caminho da Fé”, destacou o presidente da Bikers Mogiana em entrevista ao jornal O MUNICIPIO.
Desde fevereiro do ano passado, a implantação da ciclovia conta também com o apoio do procurador da República, Guilherme Rocha Gopfert, quando atuava no Ministério Público Federal, em São João da Boa Vista. Mesmo agora, em Guarulhos, ele continua a ajudar com o projeto.
Na época, o procurador contribuiu como intermediador das conversas entre os representantes do empreendimento e a concessionária VLI, administradora da linha férrea, além de solicitar a elaboração de cronograma de implantação do projeto ao Departamento de Planejamento da Prefeitura de São João da Boa Vista.





Se for esperar vontade política só em ano de eleições caso contrário e só descaso
E a mobilidade dentro da cidade para os ciclistas? Tem projeto? Claro que não, né?! Acho legal ter uma ciclovia até a Prata? Mas e para acessar essa ciclovia que será paralela à linha do trem? Aí os ciclistas vão pelas ruas da cidade à merce da sorte? Porque vou falar: terra de motorista bom é São João… meeeedo!
Pelas leis de trânsito, um carro deve mantar 1,5m de distância na lateral da bike.
Cada bike rumo ao trabalho é um carro a menos atravancando o trânsito, menos poluição, mais exercício físico, mais saúde mental, mais poesia nas ruas.
Sou professora de 55 anos e só trabalho de bike. Viabiliza por eu estar a poucos km da Escola , todavia a falta de ciclovias é uma falha aberrante.
Já pedalei na Avenida Paulista e imediações, na capital, com total segurança (uso capacete, piscas na bike e colete sinalizador sempre).
Muito boa iniciativa, meus parabéns.