
O Departamento de Saúde de Vargem Grande do Sul realizou a entrega de 57 tablets aos agentes comunitários e de endemias. O objetivo desta ação é dar mais agilidade aos trabalhos realizados durante as visitas domiciliares. Ao todo foram adquiridos 70 tablets no valor total de R$ 63 mil.
De acordo com o órgão, a implantação dos sistemas irá proporcionar maior integração e melhoria na qualidade das informações, que serão realizadas em tempo real. Isso facilitará o trabalho dos agentes, pois com a substituição das fichas, terão um equipamento onde farão o cadastro dos dados automaticamente.
Para a execução dos serviços serão utilizados dois sistemas: o Sisamob e o Betha Saúde Domiciliar – um aplicativo para registrar as visitas domiciliares. Segundo o departamento, ambos estão em fase de implantação e teste, para efetiva utilização em campo.
Os agentes já receberam o treinamento da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) para utilização do Sisamob – que é usado para registro das informações de controle de vetores e no combate a dengue.
“Com os tablets todo o serviço realizado com as arboviroses serão feitos digitalmente, mantendo o banco de dados atualizados diariamente e dispensando o uso de boletins de papel”, disse o veterinário Alessandro de Souza, responsável pela Vigilância Sanitária do município.