
A Octans Aircraft concluiu nas últimas semanas os ensaios de verificação de integridade das estruturas primárias do protótipo do Cygnus, um monomotor com capacidade para cinco pessoas que foi desenvolvido e começou a ser produzido em São João da Boa Vista. A fase de ensaios em voo e a certificação da aeronave têm início, respectivamente, nos últimos meses deste ano e em 2020.
O programa de ensaios foi executado à medida que os conjuntos foram liberados pela equipe de produção e atenderam aos rígidos critérios estabelecidos para o projeto. Foram executados ensaios de carga estática, asa, flexão vertical & lateral + torção de fuselagem, berço do motor, trem de pouso de nariz, trem de pouso principal e junção asa-fuselagem.
“A conclusão desta importante etapa reforça o compromisso da Octans com a segurança e qualidade dos produtos em desenvolvimento, contando com uma equipe multidisciplinar competente, apoiada por ferramentas de engenharia de nível mundial”, disse o CEO da empresa, Milton Roberto Pereira.

O MODELO
O Cygnus possui estrutura metálica, asa alta cantilever, trem de pouso triciclo fixo, VRF noturno e IFR, painel digital Garmin touch screen, ar condicionado, cintos com airbags e interior de alto padrão. A nova aeronave vai sair de fábrica equipada com motor Lycoming IO-540 300 hp e hélice Hartzell tripá metálica.
A aeronave foi desenvolvida para cumprir os requisitos de certificação ANAC/FAA Part23 e a campanha de demonstração de cumprimento dos requisitos começa em 2020, em linha com o Programa iBR2020 (Programa de Fomento à Certificação de Aeronaves de Pequeno Porte) da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).
Em termos de conforto interno, o Cygnus foi desenvolvido para oferecer uma experiência única ao usuário. O interior foi desenhado pelo Studio Marcelo Teixeira – Arch & Transportation Design e Fabricado pela F/LIST, sediada na Áustria. Entre os diferenciais, versões exclusivas com acabamento em madeira e carbono, amplo espaço para cinco ocupantes, assentos em couro com ajustes e reclínio, apoios de braço escamoteáveis, cintos com airbag, entradas USB para todos os ocupantes e pontos de energia 12V para laptops e smartphones.
No quesito aviônicos, o Cygnus é equipado com visores de voo avançados com GPS VRF WASS integrado, display de voo principal (PFD) e multifuncional (MFD), além de display opcional e sistema de indicação de motor (EIS) altamente configurável, interface touch screen e telas em tamanho 10,6 polegadas.
A OCTANS
Fundada em 2002, sob o nome de Inpaer, a empresa já produziu e entregou 240 aeronaves experimentais. Em 2012, foi transferida para a cidade de São João da Boa Vista, no interior de São Paulo e, com a entrada de novos sócios, passou por um processo de transformação, com o objetivo de migrar para o mercado de aeronaves certificadas, com foco nos mercados brasileiro e internacional. De lá para cá foram investidos R$ 80 milhões.