Mercado de viagens investe em estratégias para atrair clientes

Pelo mar: cruzeiros no Brasil também são favorecidos pela queda do dólar – (Foto: Divulgação/CVC)

BRUNO MANSON
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O mercado de viagens tem passado por um bom momento, conforme apontam os indicadores apresentados pela CVC, a maior operadora de turismo da América Latina. De acordo com Sabrina Lemes de Morais, master franqueada na região de São João da Boa Vista, o período de férias de julho é um dos mais movimentados em termos de embarques. “É nesta época, também, que as nossas lojas começam a receber consumidores ávidos por viajar no segundo semestre, em busca de oportunidades”, afirmou.

A empresária destaca que tem percebido na região, em termos de consumo, que o sonho de viajar existe. “O consumidor que trabalha não deixa de viajar. Mesmo que tenha que encurtar a viagem ou parcelar em até 12 vezes sem juros, ele não deixa de viajar”, comentou.

Segundo ela, o nível de confiança do consumidor começa a dar sinais de recuperação, por conta do aumento de demanda às lojas, para consultas de preços e planejamento de viagens. Em meio a este panorama, a empresária relata que a partir de agosto começa o período da baixa temporada, com preços até 30% mais em conta, dependendo do destino e hotel escolhidos.

VIAGENS AO EXTERIOR MAIS ATRATIVAS
Outro indicador apurado pela CVC é com relação ao destino das viagens. De acordo com os dados da operadora de turismo, o brasileiro ainda prefere viajar pelo Brasil, no entanto, as viagens ao exterior estão mais atrativas agora com a queda do dólar e as lojas conseguem parcelar em reais, em parcelas fixas. “A recente queda do dólar é uma oportunidade para brasileiros que pretendem ir ao exterior, com pacote pronto ou incluindo serviços como locação de carro, ingressos para parques etc”, relatou.

Os cruzeiros no Brasil também são favorecidos pela queda do dólar. Segundo o levantamento realizado pela empresa, apesar do verão ainda estar longe, já tem consumidor pechinchando cabines mais baratas. “Nesta época do ano, os clientes que não tiraram férias em julho sentem-se motivados pelo clima das férias e começam a programar o destino da sua próxima viagem neste período”, explicou a master franqueada.

DESTINOS MAIS PROCURADOS
A empresária relata que as viagens para as praias do Nordeste estão entre os destinos nacionais mais procurados e, rumo ao exterior, os destaques são Chile e Argentina, Orlando (EUA) e Caribe.

“Já os destinos chamados ‘exóticos’ começam a despontar entre viajantes que conhecem as principais capitais do mundo, como forma de vivenciar novas experiências de vida – como cruzeiro pelo mundo de mais de 100 dias de duração ou visitando culturas distintas como Emirados Árabes, Tailândia, Egito, entre outros”, contou.

ESTRATÉGIAS ESPECIAIS
De acordo com Sabrina, com este mercado em alta, a CVC trabalha com estratégias especiais para seus clientes. Exemplo disso são as promoções como “hospedagem grátis para crianças” ou “crianças grátis em viagens rodoviárias”, pelo fato de a empresa fazer reservas em grandes volumes junto aos seus fornecedores – companhias aéreas, hotéis, receptivos, locadora de automóveis, entre outros –, o que permite manter preços estáveis e reverter promoções aos consumidores.

Além disso, ela menciona que a operadora de turismo oferece ao consumidor a possibilidade de “customizar” a viagem conforme o orçamento disponível. “Neste caso, o destino dos sonhos substitui, muitas vezes, o destino que cabe no bolso”, citou.

A empresaria também destaca como fator importante o câmbio reduzido com dólar a R$ 3,59 para compra de pacotes (aéreo e hotel) para destinos nos EUA, Caribe e América do Sul, assim como também o Euro reduzido a R$ 4,09 para compra de Circuitos Europeus.

“Viagens internacionais podem ser parceladas em até 12 vezes sem juros, em reais, no boleto bancário. A conversão é realizada no ato da compra, ou seja, o cliente já se planeja sabendo quanto vai investir mensalmente na viagem”, finalizou, acrescentando ainda que existe também a possibilidade de pagar a viagem utilizando pontos de programas de fidelidade.

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